TCE Julho  17 a 19/07 e 22 a 25/07
(67) 99826-0686
Gov - PPA 23 a 27/07

Morre paciente com pneumonia que lutava para conseguir vaga na Santa Casa

Delci Marcelino de Souza estava internado desde sexta-feira

10 JUL 2019
Maressa Mendonça
08h49min
Foto: André de Abreu

Delci Marcelino de Souza, de 53 anos, morreu na tarde de terça-feira (9), na UPA do bairro Universitário, em Campo Grande, onde estava internado com pneumonia. Ele aguardava pela transferência para um dos leitos da Santa Casa, mas não deu tempo. 

À reportagem do TopMídiaNews, o irmão de Marcelino, Nilson Souza, lamentou o caso. “Não sou médico, mas, no meu ponto de vista, a Santa Casa tinha mais opções para tratar. Na UPA não tem um aparelho simples de raio-x, coisa simples e está quebrado”. 

Delci tinha dado entrada no posto de saúde na sexta-feira (5) com sintomas de pneumonia. Até ontem, ele não tinha conseguido fazer esse raio-x porque o equipamento da UPA está quebrado. Na ocasião, Nilson já tinha falado que se tratava de um caso grave e que o médico não liberou para fazer o exame em outro local.

Na terça-feira (9), A prefeitura emitiu uma nota sobre o assunto afirmando que ele não poderia ser liberado porque estava sendo tratado a base de antibióticos. Eles disseram ainda que a piora do caso tinha relação com o fato de o homem ser fumante há 40 anos. Ainda conforme a nota, ele estava recebendo todo o atendimento necessário na unidade.

Hoje a assessoria da  Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) entrou em contato com a reportagem novamente afirmando que a vaga na Santa Casa já havia sido disponibilizada e uma ambulância do Samu chegou a ir até a UPA para realizar esta transferência. A mudança não foi possível porque o estado de saúde do paciente estava muito grave. "A família acompanhou todo esse processo. Estavam cientes da vaga e da dificuldade de se tirar o paciente da unidade por conta do quadro dele", informaram. 

*Matéria atualizada para acréscimo de informações. 

 

Veja também