TJMS dezembro
Menu
Busca quinta, 12 de dezembro de 2019
Cidades

Paciente com pneumonia luta para conseguir vaga na Santa Casa

Ele também não conseguiu fazer uma tomografia porque equipamento está quebrado

09 julho 2019 - 13h02Por Maressa Mendonça

A dificuldade em conseguir um leito na Santa Casa de Campo Grande ou realizar uma tomografia na UPA do bairro Universitário parece agravar a situação de Delci Marcelino de Souza, de 53 anos. Ele está internado no posto desde sexta-feira e não consegue um atendimento mais especializado por falta de vaga. O exame também não foi feito porque o equipamento está quebrado.

Nilson Souza disse à reportagem do TopMídiaNews que o irmão Delci deu entrada no posto de saúde na sexta-feira (5) com sintomas de pneumonia. Até agora ele não conseguiu fazer uma tomografia porque o equipamento da UPA está quebrado. “O médico não quer liberar para fazer exame em outro lugar. O caso dele é grave”, lamentou ele, afirmando que a família não tem condições de pagar um hospital particular. 

A reportagem entrou em contato com  a assessoria de imprensa da Prefeitura para ter uma previsão sobre a regulação do paciente para a Santa Casa e detalhes sobre o equipamento quebrado na UPA e aguarda resposta. 

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que: "A UPA não dispõe de aparelho de tomografia e sim raio-x. O paciente não pode ser liberado porque está sendo medicado a base de antibióticos para tratar de uma pneumonia, sintomas presentes há 20 dias. Existe um agravante pelo fato do paciente fazer uso de cigarro há 40 anos, o que potencializa o quadro. Ele está recebendo todo o atendimento necessário na unidade e já foi solicitada a transferência para uma unidade hospitalar. A SESAU está em contato com os hospitais para tentar dar mais celeridade no processo. Por fim, retornamos que o paciente não está desassistido na UPA".

Matéria atualizada para acréscimo de informações.