Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Cidades

No dia 'delas', delegada distribui rosas para incentivar mulheres a denunciar crimes em Aquidauana

Polícia garante que o Estado tem condições de proteger as vítimas

08 março 2020 - 11h06Por Thiago de Souza

A delegada da Mulher em Aquidauana, Joilce Silveira Ramos, distribuiu rosas para mulheres na cidade pantaneira, na semana do Dia Internacional da Mulher. A ideia é incentivar vítimas de violência a denunciar os crimes na cidade. 

Para a policial, o ato, ocorrido na manhã deste sábado (7), mostra que a população pode contar com a Polícia Civil e com a delegacia especializada no combate à violência de gênero. 

O investimento para as rosas e a iniciativa foi da delegada e  a equipe da policial abraçou a ideia. A mensagem de que há saída para se livrar de um relacionamento abusivo, antes que isso termine em feminicídio. 

‘’... onde se pode sim quebrar essas barreiras criadas pela violência doméstica e começar a escrever uma nova história’’, refletiu Joilce. 

Na visão da delegada, a mulher precisa se encorajar  e  ‘’quebrar esse ciclo de violência’’. Ela avalia que, em relação à agressão física e psicológica, quando a vítima quer e cria coragem para denunciar, o Estado tem sim como proteger. 

‘’A única forma de prender um homem que praticou o crime de ameaça, é ele descumprindo a Medida Protetiva com outra ameaça, mesmo que seja só psicologicamente, sem ameaça física, ele vai preso sim’’, garantiu a delegada especializada. 

A iniciativa também contou com a participação das equipes do CRAM, da Secretaria de Assistência Social de Anastácio, escola de cursos preparatórios e também de familiares da jovem Airyfer Castro Elias, aquidauanense vítima de feminicídio que foi assinada pelo seu ex Edmauro Gamarra, pelo mesmo motivo da maioria dos casos: o agressor não aceitou o fim do relacionamento. O atual namorado da jovem, Higor Quintana, também foi assassinado.