A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

07/03/2018 17:00

A+ A-

Presidente da Funai repudia declaração de Salineiro que incita violência contra índios

Na Câmara, vereador sugere ‘descer o cacete’ em indígenas que protestarem em rodovias

O pronunciamento do policial federal e vereador André Salineiro (PSDB) causou repulsa entre a população indígena. No palanque da Câmara Municipal, ele sugeriu que policiais ‘descessem o cacete’ em índios que fecharem rodovias em protesto.

Presidente da Funai em MS (Fundação Nacional do Índio), Paulo Rios se diz entristecido com a declaração. ''Foi uma fala muito infeliz, imprópria para um cidadão que é vereador, funcionário público federal, inclusive a própria PRF foi nossa parceira durante o protesto, são nossos parceiros número um, fomos muito bem recebidos. Foi uma manifestação organizada, pacífica e ordeira, sem qualquer violência ou ameaça'', declarou.

O protesto a que se referem foi realizado na manhã de terça-feira (6), em que um grupo de índios fechou a BR-163 e colocou fogo em pneus, interditando o trânsito. Com isso, formou-se quase 5 km de congestionamento, nos dois sentidos da pista.

Os índios pressionavam o Governo Federal para não acabar com a atuação da Missão Evangélica Caiuá, que cuida da saúde indígena há quase um século. Se referindo especialmente aos indígenas e sem terras, Salineiro fez pouco caso do protesto já que, na visão dele, todos os cidadãos têm problemas semelhantes.

“Não sei qual o benefício de uma fala dessas. Contudo, o repúdio é a um parlamentar, nada contra a Câmara, mas nessas horas não aparece ninguém de lá para apoiar. [O presidente da Assembleia Legislativa] Junior Mochi se colocou à disposição, Carlos Marun, Tereza Cristina e Geraldo Resende também”, completou Rios.

Saiba mais e veja o vídeo da declaração do vereador, clicando aqui.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias