A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

30/10/2019 15:19

A+ A-

Projeto estabelece campanhas contra drogas em universidades de Mato Grosso do Sul

As campanhas deverão considerar as drogas ilícitas mais utilizadas na comunidade

Projeto de lei do deputado Marcio Fernandes (MDB) prevê a criação de órgãos colegiados para discutir, planejar e implementar campanhas de prevenção ao uso de drogas ilícitas nas universidades de Mato Grosso do Sul. O texto foi apresentado durante a sessão ordinária desta quarta-feira (30), segundo o portal da ALMS.

Se o projeto for aprovado, o colegiado deverá ser composto por representantes discentes, docentes e servidores da universidade. As campanhas deverão considerar as drogas ilícitas mais utilizadas na comunidade, a redução dos fatores de risco detectados, os fatores de proteção identificados e as características específicas do público-alvo.  

Conforme a ALMS, as universidades ficarão encarregadas de promover, na primeira semana de aula, atividades educativas para orientar sobre os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas, para aconselhar os acadêmicos e realizar avaliação psicossocial de grupos vulneráveis, além de priorizá-los em atividades esportivas, culturais e em programas de socialização.

“O ingresso na universidade representa o transpasse da adolescência para vida adulta. É um período de aquisição de novos conhecimentos, não apenas acadêmicos, mas também experiências sociais, afetivas e pessoais. Neste momento, o estudante pode estar exposto à exacerbada vulnerabilidade que propicia grande risco para experimentação, uso e abuso de drogas. Portanto, é necessária a intervenção do Estado com medidas para coibir o uso de substâncias ilícitas”, destacou o deputado.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias