A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

05/12/2018 17:02

A+ A-

Refis estadual é exclusivo para ICMS e governo estima arrecadar até R$ 100 milhões

Prazo para refinanciar débitos termina no dia 21 de dezembro e há opções de parcelamento

O Refis (programa de refinanciamento de dívidas) do governo do estado será exclusivo para o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS. Com a medida, os cofres estaduais podem recolher cerca de R$ 100 milhões.

Conforme o secretário-adjunto de Fazenda, Cloves Silva, diferente de 2018, quando o Refis contemplava o IPVA, este ano não foi possível em virtude de convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz, que decidiu não incluir o imposto sobre veículos na negociação.

Cloves disse que o projeto do Refis tramita na Casa de Leis estadual.

''Hoje o projeto de lei passou pela primeira votação na Assembleia Legislativa e amanhã deve passar novamente, porque estão fazendo alterações, e sexta-feira já deve estar publicado, sendo possível para negociações na segunda-feira'', estimou o dirigente.

O titular da Sefaz destacou também que o desconto contempla multas e juros e é possível, em pagamento à vista, redução de até 90% sobre as multas, e 80% sobre os juros.

O secretário informou que o prazo final da campanha vai até 21 de dezembro para pagamento à vista. O curto prazo, disse Silva, também é devido a restrições impostas pelo Confaz.

Sobre o parcelamento, explica Cloves, foi apresentada uma emenda nesta quarta-feira, para que o prazo seja mais elástico.

Antes, segue o secretário, seriam dois tipos de parcelamento: de 2 a 24 vezes e 25 a 48 vezes, com desconto nas multas e juros de 60%.

Agora, com a mudança da emenda, ficaria de 2 a 30 vezes ou 31 a 60 vezes, com desconto de 60% nas multas e 50% nos juros,  tendo na segunda opção a obrigatoriedade de uma entrada.

O secretário destacou ainda que não é possível estimar o valor da dívida ativa estadual, pois há débitos que vêm desde a criação do estado, em 1977.

O sistema da secretaria está pronto, diz Silva, pois não há diferença significativa em relação ao ano passado e que só depende da publicação no Diário  Oficial na sexta-feira (7).

No site da Secretaria de Fazenda, haverá um banner com detalhes de como participar do refinanciamento do ICMS.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024