TCE MAIO
(67) 99826-0686

OMS anuncia vacina 'até 100% eficaz' contra Ebola

23 DEZ 2016
Uol
18h48min
Vírus Ebola Foto: David S Goodsell/RCSB Protein Data Bank

Uma vacina de origem canadense contra o Ebola, que causou mais de 11 mil mortes na África Ocidental, pode ter "até 100%" de eficácia, declarou nesta sexta-feira (23) a OMS (Organização Mundial da Saúde). Nenhum caso de Ebola foi registrado entre as cerca de 6 mil pessoas que receberam essa vacina na Guiné no ano passado, contra os 23 casos de pessoas não vacinadas.

O que sugere "claramente que a vacina é muito eficaz e poderá ter uma eficácia de até 100%", disse à AFP a vice-diretora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny. A equipe de pesquisadores de Kieny calculou que no caso de uma epidemia de grandes proporções, há 90% de possibilidades de que a vacina experimental, denominada rVSV-ZEBOV, seja mais de 80% eficaz.

"Finalmente após 40 anos, temos agora a priori uma vacina eficaz contra a doença do Ebola" comentou o cientista americano independente Thomas Beisbert na revista médica The Lancet, que publicou na sexta-feira os resultados finais do ensaio.

Estes confirmam que a vacina rVSV-ZEBOV tem uma eficácia de 100% nos dez dias posteriores à administração de uma dose por injeção intramuscular em uma pessoa não infectada mas em contato com doentes.

Veja também