A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

há 2 anos

A+ A-

Nova variante da covid circulando nos países de fronteira ascende alerta em MS

A orientação é seguir as medidas de higiene, como lavar as mãos e uso de álcool em gel, além de máscaras e manter o distanciamento social

Médicos e cientistas do Brasil têm demonstrado preocupação com a possível chegada da variante B.1617, originada na Índia. Ainda não há registro da variante no Brasil. 

Conforme os estudiosos, ela teria capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, enfatizou que existem só duas formas de controlar a doença: a autoproteção e a vacina, e alertou para a circulação de variantes em países vizinhos.

“Sabemos que já há variantes ao redor do nosso Estado. Argentina e Paraguai estão com novas variantes que vieram da Índia. O que posso fazer agora? Continuar me protegendo e, se chegou o meu momento, me vacinar”, pontuou. 

A orientação é seguir as medidas de higiene, como lavar as mãos e uso de álcool em gel, além de máscaras e manter o distanciamento social.

Desde o início da pandemia, MS registrou mais de 250 mil casos de covid e mais de 6 mortes por covid. 

PREOCUPAÇÃO GLOBAL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a variante B.1.617 identificada primeiramente na Índia no ano passado está sendo classificada como um tipo digno de preocupação global.

“Nós a classificamos como uma variante preocupante em nível global”, disse Maria Van Kerkhove, autoridade técnica da OMS em Covid-19, em uma entrevista coletiva.

"Existe alguma informação disponível que indica uma transmissibilidade acentuada”.

A OMS disse que a linhagem predominante da B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, no entanto, ainda não há estudos concretos dos danos, mas tem poder maior de transmissão do que a cepa original. 

Carregando Comentários...

Veja também