A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

05/01/2021 19:00

A+ A-

Plano prevê imunização 48h após vacinas chegarem em MS

Governo vai iniciar vacinação com ou sem permissão de Jair Bolsonaro

Previsto para ser lançado até dia 20 de janeiro, o Plano Estadual de Imunização deve vacinar os sul-mato-grossenses 48 horas após a chegada de qualquer vacina ao Estado. O Plano só será lançado se, até a data, o Governo federal de Jair Bolsonaro não estabelecer um cronograma nacional de combate à covid-19.

O plano já está pronto, e será anunciado caso o Ministério da Saúde não apresente um projeto capaz de atender todo o País até o dia 19 (leia mais aqui). Porém, o anúncio do plano de vacinação não significa que a imunização começará logo no dia 20.

Em primeiro lugar, o Estado trabalha pela aquisição da vacina. Até o momento, MS conta com aproximadamente 1,7 milhões de doses da Coronavac, já solicitadas ao instituto Butantã, o que seria suficiente para imunizar 850 mil dos 2,6 milhões de habitantes do Estado.

Além disso, há a possibilidade de adquirir mais doses através do Consórcio do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), que vai fazer uma compra coletiva para os Estados devido à ausência de ação do Governo federal. A entidade já negocia inclusive com a Pfeizer, atualmente maior fornecedora de vacinas já em uso no mundo. 

O TopMídiaNews apurou que o logo que as vacinas cheguem, a aplicação começará nos grupos prioritários no prazo de 48 horas, já estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde.

O Estado pretende usar o dispositivo, já contido em Lei federal, que permite usar vacinas já registradas em um dos seguintes órgãos internacionais equivalentes à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): Estados Unidos, China, Europa e Japão.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024