Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Economia

Aneel mantém bandeira vermelha para consumidores da tarifa social

Para os demais consumidores, a conta de energia estará sendo cobrada pela bandeira da escassez hídrica

25 setembro 2021 - 10h30Por Vinicius Costa

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) explicou nesta sexta-feira (24) que a conta de luz do mês de outubro ficará com a bandeira tarifária vermelha em patamar 2 para os consumidores que recebem o benefício da tarifa social.

A bandeira, que indica condições muito custosas de geração de energia, equivale ao pagamento de R$ 9,49 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Essa medida está valendo somente para esse público e para os demais consumidores, a conta de energia estará sendo cobrada pela bandeira da escassez hídrica, que cobra um valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

"A bandeira visa a fortalecer o enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, o pior em 91 anos, que reduz a produção nas usinas hidrelétricas e aumenta o preço da energia. A bandeira Escassez Hídrica seguirá em vigor até abril de 2022", disse a agência.

A incidência dos adicionais de bandeiras tarifárias na conta de luz dos consumidores que possuem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica segue os mesmos percentuais de descontos que são estabelecidos por faixa de consumo.

Isso significa que as famílias de baixa renda, inscritas no programa de Tarifa Social, pagam as bandeiras com os mesmos descontos que já têm nas tarifas, de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo.