Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Economia

Carne e tomate são vilões do consumidor no mês de abril em Campo Grande

Os dois produtos, aliado ao frango, foram os que mais apresentaram alta no mês de abril em seus valores em Campo Grande

11 maio 2021 - 15h32Por Vinicius Costa

A carne, o frango e o tomate foram os grandes vilões desse mês de abril quando falamos do grupo de alimentação no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Os produtos apresentaram uma grande alta em seus preços comparado ao mês de março deste ano, conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira (11).

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que a carne elevou seu valor em 4,12% e acumula uma alta expressiva de 34,52% nos últimos 12 meses.

Na sequência, o tomate teve seu valor reajustado em até 5,49% e o frango em pedaços apresentou variação de 3,63% no seu preço nos estabelecimentos. Esses três itens, somados e aliados a outros produtos foram responsáveis por elevação de 1,22% no grupo de alimentação e bebidas do IPCA.

De acordo com o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, as carnes, que acumularam uma alta de 34,52%, nos últimos 12 meses, tiveram seus preços aumentados em abril devido, principalmente, à inflação de custos por causa da ração animal.

“Estamos em um momento em que há uma grande alta no preço das commodities. Nesse caso, principalmente a soja e o milho estão impactando os custos do produtor e isso acaba influenciando o preço final do produto no mercado”, pontua o gerente da pesquisa".

Campo Grande sofreu uma baixa considerável na questão do IPCA e fechou o mês de abril com 0,46%, uma retração de 0,5% em relação ao mês anterior, de março. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).