Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Economia

Confiança da indústria recua ao menor nível desde janeiro

O percentual de empresas com estoques excessivos subiu de 7,6% para 9,3%

28 agosto 2018 - 08h35Por G1

O índice de confiança da indústria recuou 0,4 ponto em agosto, para 99,7 pontos, menor desde janeiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo Tabi Thuler Santos, coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV IBRE, a fragilidade da recuperação industrial, retratada ao longo do ano, culmina em agosto com o índice registrando nível inferior aos 100 pontos, que retrata baixa confiança pela primeira vez desde janeiro.

"A escassez de boas notícias e bons resultados, e o elevado nível de incerteza mantido por questões internas e externas tornam a recuperação da confiança mais distante no horizonte temporal”, afirma.

O índice da situação atual caiu 1,1 ponto, para 97,9 pontos. Mantendo-se acima do nível neutro, o índice de expectativas subiu 0,3 ponto, para 101,4 pontos.

A queda do índice da situação atual atingiu 12 dos 19 segmentos, enquanto a melhora das expectativas atingiu menos da metade dos segmentos (9 de 19).

O nível dos estoques foi o único componente a piorar dentre as percepções sobre a situação atual e, portanto, foi determinante para a queda em agosto. O percentual de empresas com estoques excessivos subiu de 7,6% para 9,3%. A parcela de empresas com estoques insuficientes também subiu, mas em menor proporção, ao passar de 4,3% para 4,8% do total.

As expectativas com a evolução do pessoal ocupado nos três meses seguintes foram a principal influência na melhora em agosto. Após forte queda no mês anterior, o indicador das expectativas subiu 2,1 pontos, para 97,7 pontos. Houve diminuição da proporção de empresas prevendo aumento do quadro de pessoal, de 17,4% para 17,1%. A parcela das que esperam redução caiu em maior proporção, de 15% para 12,6% do total.

O nível de utilização da capacidade instalada avançou 0,3 ponto percentual em agosto, para 76%, resultado insuficiente para compensar as quedas registradas nos dois meses anteriores.