sábado, 12 de julho de 2025

Busca

sábado, 12 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Economia

20/08/2014 09:00

Consumidores vão pagar 35% a mais pela energia em cinco cidades de Mato Grosso do Sul

Aumento na Tarifa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou aumento na conta de luz em cinco cidades do Mato Grosso do Sul atendidas pela distribuidora Elektro. A medida afetará 223 municípios localizados no Estado de São Paulo e em cinco cidades de Mato Grosso do Sul, entre elas, os clientes de Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia , terão um aumento em média de 37,78% na conta de energia.


O reajuste começa a valer já para esse mês de agosto, a partir do dia 27 de agosto. Para os clientes residenciais (baixa tensão), a alta será de 35,97%. Já para grandes consumidores (alta tensão), como indústrias, o aumento médio autorizado é de 40,79%.


Foto: Divulgação


De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, trata-se do mais alto reajuste autorizado neste ano pela agência. Ele apontou que o custo médio da energia comprada pela Elektro subiu nos últimos meses de R$ 127 para R$ 182 o megawatt-hora (MWh), o que justifica a decisão desta terça.


A Aneel informou que, para calcular o reajuste, considera a variação de custos que a empresa teve no ano. A conta inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, além de outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, entre eles, a compra de energia, encargos de transmissão e encargos setoriais.


Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. Entretanto a empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.


As distribuidoras passam todos os anos por um processo de reajuste de suas tarifas, que pode levar a aumento ou queda dependendo do que for apurado pela Aneel. Em 2014, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país.


As distribuidoras não lucram com a compra de energia dos geradores, mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Mesmo assim, podem repassar todo o custo para as tarifas.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias