Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Economia

Copom inicia hoje reunião para definir taxa básica de juros

No mês passado, o Copom reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, a primeira redução em quatro anos

29 novembro 2016 - 07h57Por Da Redação / Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) inicia hoje (29) a reunião de dois dias para definir a taxa básica de juros, a Selic. Esta é a última reunião do comitê neste ano.

Amanhã (30), ao fim do segundo dia de reunião, o Banco Central (BC) anuncia a decisão sobre a Selic. De acordo com a pesquisa semanal do BC a instituições financeiras, a expectativa é de que o Copom dê continuidade ao ciclo de cortes na Selic, com redução da taxa dos atuais 14% ao ano para 13,75%.

No mês passado, o Copom reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, a primeira redução em quatro anos.

O principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação é a taxa básica de juros, usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação. Quando mantém a taxa, o Copom considera que ajustes anteriores foram suficientes para alcançar o objetivo de controlar a inflação.