(67) 99826-0686
PMCG - Prestação de contas

IR: consulta ao último lote de restituição já está disponível

Receita não informou oficialmente, mas contribuintes já conseguem verificar no site

8 DEZ 2016
Globo
08h47min

A Receita Federal liberou às 9h desta quinta-feira a consulta ao sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda 2016. A verificação está disponível no site da Receita. Diferentemente do que ocorre mensalmente, o órgão não comunicou oficialmente a abertura da consulta. Mas contribuintes que entraram no sistema informam que já é possível verificar se o dinheiro será depositado no próximo dia 15.

Quem não estiver entre os listados nesta quinta-feira-feira pode verificar no site da Receita ou por meio do Receitafone (146) a situação da declaração.

Quem sabe ou acha que errou na declaração, ainda pode fazer ajustes antes de ser chamado pelo Fisco por meio de uma declaração retificadora. No caso de necessidade de retificação, o procedimento é igual ao da primeira versão da declaração. A diferença é que no campo "Identificação do Contribuinte", deve ser informada que a declaração é retificadora. Também é preciso que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da Receita, no Extrato do Processamento da DIRPF.

 

 

 

Veja também