Menu
Busca sexta, 29 de maio de 2020
Sucursal Pantanal

Autoridades, ONGs e sociedade discutem bem-estar animal em simpósio em Aquidauana

O simpósio foi idealizado por Beto Araújo, diretor presidente da ONG Amemais

22 março 2019 - 11h26Por AGECOM

Quando o assunto é maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui uma legislação pertinente e punição de crimes. No entanto, muito ainda precisa ser discutido e ações tomadas para melhorar a política pública de proteção aos animais em todo o país.

Em Aquidauana, ontem, 21, esse assunto e a questão do bem-estar animal foram debatidos em plenária realizada na Câmara Municipal, no “Simpósio Itinerante para atualização em bem-estar animal e políticas públicas”, promovido pela ONG Amemais e organizado pelo Setor de Vigilância Sanitária Ambiental da Prefeitura de Aquidauana.

O prefeito Odilon Ribeiro, a vice-prefeita Selma Suleiman, o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Mauro Luiz Batista, a primeira-dama Maria Eliza Garcia, secretários municipais, autoridades militares, professores universitários e representantes da ONG Abrigo dos Bichos participaram do simpósio e dialogaram com o público, palestrantes e defensores dos animais.

“Muito importante trazer para o debate público esse tema de proteção dos animais e combate aos maus-tratos. Agradeço pelo evento, saímos daqui com mais embasamento legal sobre essa causa. Se ainda não pudemos fazer mais por essa causa animal é somente por questões financeiras, pois estamos trabalhando desde o começo do mandato para recuperar a cidade, a frota de maquinário e os serviços públicos de saúde e educação”, salientou o prefeito.

O simpósio foi um evento importante para toda a comunidade, autoridades e entidades protetoras, que debateram sobre os crimes contra animais e, ainda, acerca de ideias e ações em relação ao grave problema ocasionado pelo aumento crescente da população de cães e gatos nas ruas.

Outro tema relevante discutido no simpósio foram as ações de enfrentamento dos casos de maus tratos animais, que carecem da aplicação de medidas administrativas corretivas/educativas em todo o país.

A vice-prefeita Selma Suleiman também aproveitou a oportunidade para reiterar o papel dos cidadãos em ajudarem a cuidar dos animais de quaisquer espécies, ajudando a combater o abandono, envenenamento e procurar a delegacia de polícia para Boletim de Ocorrência (BO) nos casos em que precisarem denunciar maus-tratos e crimes.

O simpósio é idealizado por Beto Araújo, diretor presidente da ONG Amemais, militante da causa Animal desde 2000 e conta com a participação na organização de toda a equipe do Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aquidauana.

O evento contou com a palestra de Lilian Rokenbach sobre “O importante papel do militante na proteção e defesa dos direitos dos animais”; Ângela Caruso que falou sobre “A importância da mudança e a revisão dos paradigmas do conceito de bem-estar animal”; e Beto Araújo que explanou sobre as “Ações que impulsionam o poder público a beneficiarem os animais”.

Leia Também

Não queria frio? Se deu mal e fim de semana vai ser gelado em Campo Grande
Cidade Morena
Não queria frio? Se deu mal e fim de semana vai ser gelado em Campo Grande
Weintraub presta depoimento para Polícia Federal em inquérito das fake news
Polícia
Weintraub presta depoimento para Polícia Federal em inquérito das fake news
Atriz de 'tapa na pantera' está em estado grave no hospital
Geral
Atriz de 'tapa na pantera' está em estado grave no hospital
AMICÃO viu idoso agonizar ao morrer queimado na região das Moreninhas
Cidades
AMICÃO viu idoso agonizar ao morrer queimado na região das Moreninhas