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10/07/2017 15:45

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Três anos após CPI, operadoras de telefonia ainda lideram reclamações em MS

Somente este ano, foram registradas 6.513 denúncias contra as companhias

Usuários de telefonia móvel e fixa em Mato Grosso do Sul continuam insatisfeitos com os serviços das operadoras. E prova disso é que as empresas lideram o ranking de reclamações no Procon-MS, com 6.513 denúncias, só este ano. Durante a CPI da Telefonia, na Assembleia Legislativa de MS, em 2014, as empresas se comprometeram a melhorar os serviços no Estado.

A comissão iniciou os trabalhos em junho de 2014 e o objetivo era apurar o ‘cai cai’ das ligações e a falta de sinal em Mato Grosso do Sul. Representantes do Procon-MS, MPE (Ministério Público Estadual), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), OAB-MS e Defensoria Pública colaboraram com informações e na composição do acordo com as telefônicas.

(Telefônicas lideram ranking de reclamações em MS)

Ao final da CPI, as empresas e órgãos fiscalizadores de MS assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), no dia 18 de dezembro de 2014, na qual as operadoras se comprometeram a efetuar melhorias na rede do Estado. Ficou decidido também, que a cada semestre, até 2016, as companhias apresentariam um relatório detalhando as melhorias realizadas. A última reunião de prestação de contas dos representantes das operadores Claro, Vivo, Tim e OI, ocorreu em dezembro de 2016. 

À época, as três maiores reclamações registradas no Procon sobre as empresas eram  cobrança indevida ou abusiva, falta de resolução das demandas e dificuldades no cancelamento dos serviços. Cientes dos problemas, as quatro operadoras se comprometeram a resolver os as pendências. 

No ano de 2014, foram quase três mil reclamações protocoladas no órgão, sendo a Claro com 56,80% do total de queixas, a Vivo em segundo com 26,24%, a Tim em terceiro, com 10,22% e a Oi em quarto, com 6,74%. 

2016

Em 2016 o setor de telefonia voltou a ser campeão das queixas no Procon, após perder para a concessionária de energia elétrica em 2015. Somente no primeiro trimestre do ano, havia contra a Claro 857 reclamações, 416 contra a Claro, 103 em face da OI e 135 contra a TIM. 

2017

Embora tivessem apontado melhorias até 2016, o cliente sul-mato-grossense parece não ter notado avanços substanciais na prestação dos serviços. Das 6.513 reclamações no órgão de defesa do consumidor, em 2017, a Claro lidera com 2.742. Em seguida vem a Vivo, com 2.057 queixas de má prestação de serviços. A OI possui 1.140 registros e a TIM com 574. 

Reclamações

Em abril deste ano, a Justiça acatou um pedido da Defensoria Pública de MS e multou a operadora Vivo em R$ 300 mil mais a obrigação de disponibilizar a tecnologia 3G na cidade de Bataguassu. 
Conforme o processo, a Vivo não estava prestando os serviços de 'maneira adequada, atual e eficaz' conforme os parâmetros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

No entender do magistrado, Marcel Goulart Vieira, da 1 Vara da Comarca de Bataguassu, a empresa 'tem o dever legal de prestar os serviços de maneira adequada, satisfazendo as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas'.  

Operadoras

Vivo

A empresa, que possui 1,6 milhão de clientes em MS, informou que todos os compromissos assumidos durante a CPI da Telefonia em Mato Grosso do Sul foram cumpridos, resultando em melhorias na prestação dos serviços.
 
A operadora está presente em 72 dos 79 municípios de MS, disponibilizando voz e dados, e segue investindo na ampliação de sua rede 4G no estado. 

Claro

A companhia, que tem 1,1 milhão de clientes e está presente em 64 cidades de MS, informou que colaborou e prestou todas as informações solicitadas pelas autoridades do Governo de Mato Grosso do Sul. A empresa esclarece que trabalha e investe continuamente para garantir a satisfação dos seus clientes e oferecer a melhor experiência em produtos e serviços de telecomunicações. 

Ainda segundo a Claro, os investimentos em infraestrutura de sistemas e expansão das redes 3G e 4G na região são constantes, 29 cidades já contam com a tecnologia 3GMax e 15 já são atendidas pela rede 4GMax, considerada a mais veloz do país. 

TIM

A TIM informou que todas as cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pela operadora em dezembro de 2014 com o Procon/MS, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foram cumpridas. 

A empresa disse ainda ter realizado ações de melhoria para a prestação do serviço, mutirão de atendimento ao cliente para as demandas do Procon, otimização dos canais de atendimento ao consumidor, forneceu link com o mapa de cobertura na região, além da realização de reuniões anuais com as autoridades locais.

OI

A Oi informa informou que, em 2016, investiu mais de R$ 63 milhões em  MS, 31%  a mais  em relação ao ano anterior. Em 2017, nos três primeiros meses , foram investidos R$ mais de 14 milhões, priorizando investimentos em infraestrutura e modernização da rede para melhoria da qualidade do serviço aos clientes.

No mesmo período diz ter implantado 3.272 novas portas para o serviço de banda larga fixa. Ainda conforme a operadora, houve expansão do Backbone OTN ( Optical Transport Network), que disponibiliza vias de 100 Gigabit por segundo, permitindo acomodar o crescimento de tráfego IP na região Centro Oeste do País. São mais 18.000 mil quilômetros de malha ótica interligando Campo Grande às capitais e grandes cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do País por múltiplos caminhos.

(matéria editada dia 11 de julho, às 16h, para acréscimo da resposta da operadora OI)

 

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