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09/12/2019 10:32

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Alunos da escola Nagen Jorge Saad participam de projeto Afro-brasileiro e indígena

Mais de mil alunos foram inseridos no projeto; turmas visitaram comunidade quilombola para aprender mais sobre a cultura

A Escola Municipal Nagen Jorge Saad realizou em grande estilo  um projeto voltado as culturas Afro-brasileira e Indígena com a participação de docentes, alunos e personalidades da própria comunidade do bairro Tijuca, em Campo Grande. Mais de mil alunos participaram.

O projeto foi realizado na semana passada em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro). A professora Carolina Soares de Oliveira, disse que as atividades foram executadas em sala de aula, nos espaços físicos da escola e visitação a comunidade quilombola.

“Os alunos foram envolvidos de forma integral e global, por meio de palestras, vídeos, contação de histórias, pesquisa e leituras de livros literários com o tema Afro- brasileira e indígena”, explicou Carolina.

Projeto Furnas Dionísio

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental realizaram pesquisas sobre a Comunidade quilombola Furnas do Dionísio e tiveram a oportunidade de conhecer o local. A comunidade remanescente do quilombo tem 450 moradores e fica localizada no  município de Jaraguari, a cerca de 43 Km de Campo Grande.

Os professores de artes e pedagogia responsáveis pela imersão e experimentação local foram: Adriana Zandona Vicente, Barbara Ferreira Brites, Cristiane Barbosa Nantes, Elienai Santana Moreira, Daniela Monteiro da Silva, Fabiana Vieira da Silva, Jucimara Ozorio e Silvania Cecilia Nogueira. 

Segundo a professora Carol, o objetivo maior foi a valorização da tradição da cultura popular. A comunidade Furnas tem como diferencial a dança do ‘Engenho Novo’, onde existe a participação do grupo  nas festas locais e isso foi ensinado aos alunos. 

 A tradicional roda de capoeira, e oficina de modelagem com artista plástico Apress Gomes, Grafiteiro Victor e  apresentações culturais marcaram a visitação. 

“Dessa forma, buscamos contribuir para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos quanto às diferenças étnicas e culturais” finalizou Carolina.

A escola é administrada pelas Diretoras Iracema Lino da Silva e Diretora-Adjunta Rosimeire Aparecida Marcondes Sodré. O projeto teve apoio pedagógico das Coordenadoras Eva Werdemberg dos Santos e Rosemary Valiente.


  
  

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