Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Geral

Bolsonaro venceu a Globo? STF autoriza Copa América no Brasil

Corte já tem seis votos a favor da competição

10 junho 2021 - 19h08Por Thiago de Souza

O Supremo Tribunal Federal já tem maioria de votos para permitir a realização da Copa América no Brasil. Até o momento, são seis votos a favor e a sessão se encerra às 23h59 desta segunda-feira (10). 

Os ministros analisaram três ações que questionavam a realização do torneio no Brasil, sendo duas apresentadas pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e uma pelo PT. 

Segundo o Meia Hora, o julgamento acontece em plenário virtual e os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico. 

Deram parecer favorável à realização da Copa América os ministros Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. 

As partes que acionaram o Supremo contra a Copa América alegaram que a circulação de equipes estrangeiras no Brasil pode aumentar os índices de contaminação pela covid e também trazer novas variantes do vírus. O PT destacou que o torneio em solo brasileiro viola o direito à saúde. 

Disputa

A Copa América seria sediada na Colômbia e na Argentina. No entanto, o governo colombiano enfrenta uma série de protestos violentos e desistiu de receber os jogos. 

Já a Argentina alegou riscos à saúde em razão da crise sanitária vivida pelo país. 

Com as desistências, a Conmebol e a CBF decidiram trazer a disputa para o Brasil, que teve grande apoio do presidente Jair Bolsonaro. 

Decidida a vinda da competição, a TV Globo iniciou campanha agressiva contra a competição, chamada por alguns de seus comentaristas de ‘’Copa da Morte’’. 

Outro ponto destacado nesse episódio é que a emissora carioca perdeu os direitos de transmissão para o SBT. Por isso, internautas refletem que a campanha contra a competição se deu por motivos comerciais.