Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Geral

Brasileiros transformam máscaras de mergulho em respiradores para doentes do coronavírus

Houve parceria entre universidades, hospitais e uma start up para produzir o equipamento

04 abril 2020 - 16h31Por Thiago de Souza

Inspirados no método inventado na Itália, de usar máscaras de mergulho no tratamento de pacientes de Covid-19, empresários e diversos parceiros em Santa Cruz do Sul (RS), transformaram máscaras de mergulho em respiradores para hospitais. 

Segundo a Revista Época, as máscaras modelo Easybreath, cerca de 50, foram doadas pela empresa Decathlon Brasil. Elas foram adaptadas à válvulas produzidas em impressoras 3D e ligadas aos aparelhos de oxigênio. 

"A máscara que desenvolvemos é diferente do modelo italiano, pois possui uma entrada para oxigênio próxima à boca e uma saída de ar por cima da máscara com filtro para não contaminar o ambiente", explicou Luiz Barbieri, CEO da Owntec, a Época NEGÓCIOS. 

A iniciativa conta com o apoio de pesquisadores, profissionais da saúde e toda a equipe de profissionais da startup Owntec, fundada há quase quatro anos. 

Alguns exemplares do equipamento, que está em fase de testes, são utilizados para auxiliar no tratamento de pacientes com doenças pulmonares, já que a cidade ainda não tem casos confirmados de covid-19.