Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Geral

Celulares pré-pagos sem cadastro terão linhas bloqueadas a partir desta segunda-feira

Medida vale para 18 estados da federação

18 novembro 2019 - 14h51Por Thiago de Souza

Donos de telefones pré-pagos que não atualizarem cadastro devem ter as linhas bloqueadas a partir desta segunda-feira (18), em 18 estados brasileiros. O alerta é da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

A medida vale para os clientes de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

Conforme a Agência Brasil apurou junto a Anatel, menos de 1% dos 91 milhões de linhas pré-pagas têm alguma pendência no cadastro. A agência destaca que esta é a última fase da campanha de comunicação aos clientes, feitos pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo.

O objetivo do programa é ter uma base de cadastro correta e atualizada a fim de evitar fraudes, como linhas associadas indevidamente a CPFs e dar mais segurança aos consumidores.

Cadastro

Ainda segundo a Agência Brasil, quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá atualizar os dados cadastrais na sua prestadora pelos canais de atendimento disponíveis como: call center e espaço reservado ao consumidor na internet.

O cliente deve informar o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.