Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Geral

Clima tenso: bolivianos de Corumbá protestam e fecham fronteira

Eles não aceitam os resultados e pedem 2° turno nas eleições presidenciais

24 outubro 2019 - 09h25Por Rayani Santa Cruz

A fronteira da Bolívia com Corumbá-MS está fechada desde a noite de segunda-feira (21) devido o resultado das eleições do país vizinho que elegeu novamente Evo Morales como presidente. O clima é de tensão e lojas da cidade estão fechando mais cedo.

Os bolivianos que vivem do lado brasileiro da fronteira estão sob protesto devido a suspeita de fraude na eleição. Informações dos Comitês Cívicos da Província de German Busch e do site Diário Corumbaense contam que um caminhão e pedaços de madeira foram colocados na ponte do lado boliviano, para impedir o tráfego de veículos. 

O presidente do Comitê Cívico de Puerto Quijarro, Marcelito Moreira, esteve na fronteira e disse que os manifestantes não pretendem recuar. “Vamos permanecer com essa interdição até que o Órgão Eleitoral atenda nossa exigência. Queremos um resultado justo, já que com toda certeza tivemos uma fraude nas Eleições Gerais”, explicou.

(Presidente do Comitê Cívico de Quijarro, Marcelito Moreira- Foto: Diário Corumbaense)

A estrada Biocêanica também está com pontos de bloqueios em algumas cidades que ficam localizadas às margens da rodovia, que liga Corumbá até a cidade de Santa Cruz de La Sierra. Nas cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, os Terminais Rodoviários cancelaram a saída de ônibus de viagens.

Na Bolívia, um candidato pode ser declarado vencedor no primeiro turno se tiver 50% dos votos mais um, ou se tiver 40%, com dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado.