PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

13/04/2021 19:49

A+ A-

Covid pode causar lesões oculares graves, diz estudo brasileiro

Entre as mazelas estão hemorragias e microtrombos

Pessoas com quadro grave de covid-19 podem desenvolver lesões vasculares nos olhos. A constatação é de uma pesquisa da Escola Paulista de Medicina – Unifesp. 

O trabalho foi publicado na revista científica Ocular Immnunology and Inflammation Journal, que analisou 104 pacientes internados em UTIs e enfermarias. Desses, 12,9% apresentaram comprometimento vascular na retina. Cerca de 3% ficaram com danos permanentes na visão. 

Segundo o Metrópoles, os voluntários da pesquisa estavam internados no Hospital Municipal de Barueri, em São Paulo. Entre os danos oculares observados pelos cientistas estavam microtrombos e hemorragias. Em alguns casos, as lesões foram identificadas em ambos os olhos.

Outro problema identificado em pacientes com quadros agudos de Covid-19, diz a pesquisa, foi a conjuntivite. Em pessoas infectadas pelo coronavírus, as lágrimas podem contaminar outras pessoas.    

Tanto pacientes intubados quanto os que respiravam sem ventilação mecânica tiveram lesões. Não houve diferença com relação ao tipo de medicamento ingerido por cada um, segundo constatação do médico e professor de oftalmologia da EPM-Unifesp, Rubens Belfort Jr. 

Quando a pesquisa levou em consideração pacientes em 
Uma grande preocupação dos médicos com relação aos problemas oculares em pacientes com coronavírus é o fato da retina servir como um biomarcador de possíveis complicações no sistema nervoso. 

“A retina é como uma janela para o que acontece no corpo da pessoa com Covid-19, em especial o cérebro”, afirmou Belfort. O especialista explica que a retina faz parte do sistema nervoso central e atua transformando a luz em sinais elétricos para formar as imagens que enxergamos.

Outro detalhe é que algumas pesquisas já demonstraram que até mesmo pacientes assintomáticos ou com quadros leves da Covid-19 podem sofrer danos no cérebro e apresentar sintomas neuropsiquiátricos e/ou neurológicos após serem infectados. 

Na mesma pesquisa, foi observado que pacientes sentiram diversos sintomas até dois meses da recuperação, sendo ansiedade, comprometimento cognitivo, fortes dores de cabeça, sonolência excessiva, alteração da memória, além de perda de olfato e paladar.  Ainda segundo o Metrópoles, estudos posteriores tentarão descobrir se as lesões na retina podem indicar mais chances do paciente desenvolver sequelas da Covid-19.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024