Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Geral

Deltan Dallagnol pede exoneração do MPF para entrar na política

Ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato disse que deixaria o cargo de procurador e exoneração saiu no Diário Oficial

05 novembro 2021 - 10h37Por Rayani Santa Cruz

A exoneração do ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (5). Deltan pretende concorre a cargo político nas eleições 2022, assim como o ex-ministro Sergio Moro e parceiro na Lava Jato.

Conforme o G1, o documento cita que o procurador pediu a saída do cargo. A exoneração passou a valer a partir de quarta-feira (3).

Dallagnol publicou um vídeo em uma rede social anunciando que deixaria o Ministério Público Federal (MPF) após 18 anos. Na publicação, o procurador afirmou que os "instrumentos de trabalho para alcançar a justiça vêm sendo enfraquecidos".

"Eu tenho várias ideias sobre como posso contribuir e eu serei capaz de avaliar, refletir e orar melhor sobre essas ideias depois de sair do Ministério Público", disse.

Na portaria publicada no Diário Oficial da União, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, declarou que o cargo está vago.

Lava Jato

Dallagnol já tinha se afastado da coordenação da força-tarefa em setembro de 2020, após seis anos à frente da operação.

Na época, ele afirmou que precisaria dedicar mais tempo à filha, que tinha apresentado sinais de regressão no desenvolvimento.

Em fevereiro de 2021, a força-tarefa "deixou de existir", de acordo com o MPF, e os procuradores da força-tarefa passaram a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Deltan que passou a se envolver em temas políticos e criticar alguns deles em redes sociais, agora, estará livre para concorrer. Ele deve ser filiar ao Podemos, assim como Moro e se eleito, passará "a fazer parte do balaio, que sempre criticou: o balaio político".