TCE JUNHO 2022
TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
quarta, 29 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
Geral

Donald Trump revela que usa cloroquina de forma preventiva

Presidente dos EUA diz que toma uma pílula por dia

18 maio 2020 - 17h23Por Thiago de Souza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em entrevista, nesta segunda-feira (18), que toma hidroxicloroquina de forma preventiva contra a covid-19. 

"Muito agentes de saúde estão tomando. Eu estou tomando. Comecei a tomar há algumas semanas. (...) Uma pílula por dia. Eu penso que é bom, Eu ouvi várias boas histórias", disse Trump a jornalistas.

Nos últimos dois meses, segundo o site DW, Trump passou a propagandear com entusiasmo a droga como um tratamento potencial eficaz contra a covid-19. Ele fez a primeira menção à hidroxicloroquina em 21 de março. 

Dois dias depois, em 23 de março, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro seguiu o exemplo de Trump e passou a sistematicamente promover o remédio. Tanto que a resistência em criar um protocolo de uso do medicamento no país levou a queda de dois ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. 

Recentemente, França e Itália passaram a usar a cloroquina em massa, sendo o segundo país distribuindo o medicamento de graça, para pacientes com a doença em estágio inicial e avançado. 

O que é 

A cloroquina é usada há décadas em tratamento contra a malária, lúpus e artrite. No Brasil, antes da pandemia, era vendida sem prescrição médica. No entanto, especialistas dizem que o medicamento pode causar efeitos colaterais graves.