Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Geral

EUA fecha consulado da China em Houston e corta relações

O país suspeita que dois hackers chineses tentaram roubar informações sobre vacinas contra a Covid-19

22 julho 2020 - 09h19Por Dany Nascimento

Foi determinado na manhã desta quarta-feira, pelos Estados Unidos, o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas. Pequim considerou medida "sem precedentes" e estuda retaliação.

Conforme o F1, a decisão de fechar a representação diplomática acontece em um momento em que as tensões aumentam entre as duas maiores economias do mundo e após denúncias de que hackers chineses tentaram roubar dados sobre a vacina para Covid-19.

Já o Departamento de Estado americano destaca que a medida tem o objetivo de proteger a "propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos". O porta-voz do departamento, Morgan Ortagus, mencionou que a Convenção de Viena prevê que os diplomatas devem "respeitar as leis e os regulamentos do Estado receptor" e "têm o dever de não interferir nos assuntos internos desse Estado".

Ontem (21), o Departamento de Justiça dos EUA denunciou que os dois hackers chineses suspeitos de roubar informações sobre projetos de vacinas trabalhavam para o ministério da Segurança de Estado da China. Eles também foram acusados de violar a propriedade intelectual de empresas nos Estados Unidos e em outros países.