Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Geral

Giroto consegue vitória no STJ, mas continua preso

A soltura depende de um habeas corpus, que não saiu

27 novembro 2019 - 14h36Por Rayani Santa Cruz

O único preso da operação Lama Asfáltica, Edson Giroto conseguiu a primeira vitória do processo por meio de decisão da ministra Laurita Vaz da 6ª Turma do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) na terça-feira (26). 

No entanto, de acordo com informações processuais, Giroto continua detido devido a uma prisão preventiva dada antes da condenação, que continua em vigor. 

O ex-secretário de Obras está preso desde maio de 2018 e sentiu apenas o cheiro da liberdade nesta semana, pois, convive com o impeditivo devido a sentença de 9 anos  e 10 meses em regime fechado por corrupção ou lavagem envolvendo compra de uma fazenda no valor de R$7,6 milhões. 

O dinheiro pago pela propriedade seria originário de recursos públicos caracterizando desvio de ou apropriação de dinheiro e corrupção passiva/ativa.  

A defesa de Giroto deve entrar com novo pedido de habeas corpus para tentar a soltura. 

Lama Asfáltica

O esquema que pôs o ex-secretário na prisão, segundo a Lama Asfáltica, operação tocada pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Receita Federal, deflagrada em julho de 2015, era o de corrupção, crime sujeitado na gestão do segundo mandato do governo de André Puccinelli (2011-2014).

Giroto e está preso desde maio de 2018, no complexo penitenciário do Jardim Noroeste em Campo Grande. Ele chegou a ter a companhia de seu aliado de primeira hora, André Puccinelli e André Puccinelli Júnior, por três meses. No entanto, o ''italiano''  e sua prole foram soltos.