PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

29/03/2019 10:41

A+ A-

Golpe de 64: militares se calam sobre comemorações e políticos ‘dão cano’ em evento

Com palanque esvaziado, apenas oficiais acompanharam a formatura dos militares

Com palanque esvaziado, com ausência de representantes dos poderes Executivos e Legislativos, a ‘comemoração’ de 31 de Março de 1964 foi celebrada nesta sexta-feira (29), apenas por militares de alta patente e da reserva na sede do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande. Centenas de militares fizeram o ‘habitue’ e desfilaram para os oficiais que acompanhavam do alto do palco.

Extraoficialmente, convites foram enviados para as autoridades políticas, mas elas deram ‘o cano’ e nenhuma compareceu ao seleto evento, que reuniu poucos civis. Ao final do evento, o general de Exército Lourival Carvalho Silva, que conclamou por meio de convite a "digníssima família para a Formatura alusiva à Revolução Democrática de 31 de março de 1964", não quis falar com a imprensa.

Oficiais da comunicação apenas informaram que receberam uma determinação do Ministério da Defesa onde ninguém estaria autorizado a falar sobre a data e que o convite seria ‘apenas para os familiares dos militares’, não sendo para a imprensa. Ao final, os profissionais de comunicação foram convidados a se retirar do local.


Militares durante formatura. Foto: Rodson Willyams.

Comemoração

O presidente Jair Bolsonaro foi convencido por meio da alta cúpula militar a retomar as comemorações da data retirada do calendário militar em 2011, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, torturada pelo regime militar, em 1970.

Bolsonaro teria concordado e solicitado ao Ministério da Defesa que fizesse as comemorações 'intramurus', ou seja, apenas dentro dos quartéis e batalhões.

O golpe de 64 manteve os militares no poder por 21 anos, até 1984. Não há um número de consenso o assunto tratado é o número de vítimas assassinadas por se opor a ditadura militas. Estudos publicados indicam 500, 1000 e até milhares.

Conforme consta na Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação, na disciplina de História ministrada para alunos do 9º ano, trata a questão como a 'ditadura civil-militar e os processos de resistência'.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024