Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Geral

Jornal inglês diz que Bolsonaro brinca com coronavírus

Inclusive, que o presidente pode não ser reeleito por conta disso

26 março 2020 - 19h26Por Thiago de Souza

Jornal inglês The Economist avaliou a postura do presidente Jair Bolsonaro e classificou que ele brinca com o novo coronavírus. A notícia, que tem como título ''Presidente brasileiro toca violino enquanto pandemia explode'', foi publicada nesta quinta-feira (26). 

O The Economist criticou atitudes tomadas pelo presidente nas últimas semanas, que vão na contramão de outros líderes globais. O texto ainda chama Bolsonaro de “BolsoNero”, fazendo alusão ao imperador romano Nero, que teria tocado uma lira enquanto Roma pegava fogo.

O texto destaca ainda que, apesar do tom adotado pelo presidente, medidas vêm sendo tomadas em todo país para conter os efeitos da escalado do coronavírus, como isolamento social, pacotes de ajuda econômica e uso de estádios como hospitais.
Apesar disso, o custo econômico será bastante alto, mostra a Economist, destacando que o isolamento social segue como a melhor estratégia para conter o vírus.

''Até o governo atingir sua meta de testar de 30.000 a 50.000 pessoas por dia, o que pode levar meses, o ‘lockdown’ [isolamento] é a única maneira de retardar a transmissão. Isso é especialmente difícil nas favelas”, ressalta a matéria.

O The Economist avalia que a postura do presidente em relação à pandemia deve lhe trazer custo político. 

''À medida que o sofrimento se espalhar, o custo político para Bolsonaro ficará mais claro'', afirma a Economist, lembrando que 23 pessoas da comitiva do presidente aos EUA testaram positivo para covid-19 e que até agora ele não mostrou o resultado de seu exame.