sexta, 26 de julho de 2024

Busca

sexta, 26 de julho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

09/10/2018 17:15

Luisa Mell fala sobre a criação do filho sob a filosofia vegana: 'Ele diz que vamos mudar o mundo'

Ativista manteve a dieta vegana mesmo durante a gravidez e cria o filho sem ingestão de produtos de origem animal desde que ele nasceu

Uma das ativistas mais conhecidas do país, Luisa Mell tem se dedicado há 15 anos à causa animal. Com uma rotina marcada por resgates, denúncias e eventos de adoção de cães e gatos, ela se desdobra para conciliar os dois motores que movem sua existência: a luta que virou seu lema de vida e a família. Ao longo de todo este tempo, um ano em especial foi marcante nesses dois aspectos. Em fevereiro de 2015, ela criou o Instituto Luisa Mell, que abriga atualmente cerca de 400 animais, e deu à luz Enzo, seu filho fruto do casamento com o empresário Gilberto Zaborowsky.

Para conseguir dar conta de suas duas paixões, a ativista diz que teve a ajuda dos amigos que se dedicam junto a ela à causa animal. "Tenho uma equipe maravilhosa que conseguiu me dar esse suporte. Antes, fazia tudo sozinha, mas eles me ajudaram e, em menos de um mês, fui para um evento de adoção. São pessoas em que confio totalmente e consegui conciliar sem ter que abrir mão de nada", explica.

Mas engana-se quem pensa que o trabalho de Luisa se restringe apenas a cães e gatos. Em todos esses anos, ela assumiu lutas contra vaquejadas, exploração animal, zoológicos, circos e parques temáticos que têm shows com animais silvestres... até que percebeu que precisava fazer uma mudança em sua própria postura para preservar a coerência de tudo o que pregava. Mesmo mantendo uma dieta vegetariana há muitos anos, viu que não era o bastante e decidiu se tornar vegana e cortar o consumo de todos os produtos que tenham origem animal – e isso inclui não só os alimentos, como também roupas e cosméticos.

No livro 'Como os Animais Salvaram Minha Vida', lançado este ano pela Editora Globo, a ativista conta como foi todo o processo desde que optou pelo veganismo, em agosto de 2013, e ainda dá dicas para quem quer aderir a essa filosofia. "Por mais que muitos médicos recriminassem a dieta vegana, meu corpo é a prova viva dos seus benefícios! Passei a me sentir muito mais forte e saudável", conta.

Menos de um ano depois, Luisa ainda descobriu que estava grávida e viveu o desafio de passar por uma gestação totalmente vegana. Enzo nasceu cheio de saúde e, desde sempre, vive sob a mesma filosofia da mãe. Mesmo tendo sido alvo de muitas críticas, ela diz comprovar a cada dia que o filho tem todos os nutrientes de que precisa para crescer tão forte quanto qualquer outra criança. "Com o apoio de médicos e nutricionistas, aprendi a alimentar meu filho de forma saudável e de acordo com meus ideais".

Luisa conta que não é nenhum sacrifício criar um filho com estas restrições alimentares – pelo contrário: "Minha dificuldade é explicar a ele porque as pessoas que comem esses alimentos não são monstros. Ele não consegue aceitar, fica perguntando porque elas não são veganas, pedindo para prometerem que não vão comer peixe. Para o Enzo, nós comemos tão bem, temos tudo, então não precisamos machucar os animais", conta. "Ele fica preocupado, porque, para ele, é tudo muito óbvio. Na festa de aniversário queria confirmar que era tudo vegano".

A forma com que Enzo lida com o assunto, aliás, já tem transformado as pessoas ao redor. "A professora disse que fica muito emocionada, porque ele ensina para os amigos que não podemos comer animais e diz que, quando crescer, vai salvar todos os peixes do oceano. Ela contou que não está comendo mais carne por causa do Enzo. Digo que ele está conseguindo mais que a mamãe", orgulha-se Luisa.

Luisa se prepara, no entanto, para o caso de um dia o filho querer experimentar carne ou algum outro produto de origem animal. "Ele é uma outra pessoa, um outro ser humano, e também tenho que respeitá-lo. Criança às vezes quer ir contra e sei que se um dia ele quiser muito, vou ter que deixar".

Por enquanto, a mamãe é só alegria de o filho estar crescendo com a mesma preocupação e sensibilidade que ela tem com a vida de cada bicho. E Luisa ainda sonha mais alto: "Transformar o mundo em vegano é meu objetivo da vida. Acordo todos os dias e rezo para que Deus vá me iluminando, para que eu consiga tocar o coração das pessoas. Escrevi o livro para isso, para que não olhem só para cães e gatos", explica.

A ativista acredita que todos que amam os animais precisam se posicionar em relação ao assunto. "Estamos numa época em que não dá para você ser ambientalista se não for vegano. É preciso que as pessoas entendam que os animais não foram feitos para nós, eles não são nossos escravos. Muita gente os vê como um produto, e não como um ser vivo".

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO