A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

há 4 anos

A+ A-

Ministério da Saúde: Brasil não chegará a 100 mil mortos pela Covid-19

Número de mortos na China podem influenciar nas estimativas

O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil não deve chegar aos 100 mil mortos pelo novo coronavírus. No entanto, a pasta evitou fazer estimativas de mortes pelo Covid-19. 

Conforme o site UOL, a fala foi do secretário-executivo da pasta, João Gabardo dos Reis, que estava com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao lado, nesta sexta-feira (3). 

"Nós não acreditamos que chegue nesse número (de 100 mil mortos). E vamos trabalhar muito para que esse número não aconteça", comentou o executivo. 

Gabardo respondia a um questionamento da imprensa, que se baseou em uma projeção do próprio Ministério da Saúde, de que cerca de 50% da população brasileira pode ser contaminada pelo vírus nos próximos meses, ou seja, cerca de 107 milhões de brasileiros. Por esse raciocínio, se for tomado como base um grau de letalidade de 0,01% da covid, mais de 100 mil pessoas morreriam da doença. 

Porém, Gabardo ponderou que, se esse raciocínio for seguido à risca, a China, que tem cerca de 1,5 bilhão de pessoas, teria tido 750 mil óbitos. Os números divulgados pelo país asiático foi de cerca de três mil mortes. 

Mandetta também fez uma ponderação e disse que os números da China podem não refletir a realidade dos óbitos. Em seguida, Gabardo comentou: 

''A não ser que o número da China não retrate a realidade. "Isso daí as academias de ciência do mundo inteiro estão analisando. Seja lá como for, nós daremos o máximo de transparência e o máximo de confiança com nossos dados. Agora, realmente um país com 1,5 bilhão de pessoas falar que perdeu 3 mil pessoas com um vírus que está causando isso, é realmente digno de muitas perguntas'', refletiu João Gabardo dos Reis. 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024