Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Geral

Ministro da Educação critica estudantes 'sem emprego' e dívida no FIES

Ele questionou a utilização do financiamento estudantil e criticou a obtenção do diploma universitário

22 agosto 2021 - 11h08Por Vinicius Costa

Milton Ribeiro, atual ministro da Educação, atacou o ensino universitário e os estudantes que acabam gerando uma dívida a longo prazo por conta do FIES (Fundo do Financiamento Estudantil) porque não possuem um emprego fixo ao entrar nas principais universidades do país.

Na visão do ministro, em evento na cidade de Nova Odessa, em São Paulo, neste sábado (21), ele questionou a utilização do financiamento estudantil e criticou a obtenção do diploma universitário.

“Que adianta você ter um diploma na parede, o menino faz inclusive o financiamento, que é um instrumento útil. Depois ele sai, termina o curso, mas fica endividado e não consegue pagar porque não tem emprego”, questionou o ministro.

Milton ainda defende os cursos técnicos como base para se ter um emprego e depois buscarem os cursos desejados. “No entanto, o Brasil precisa de mão de obra técnica, profissional. E aí, depois, o moço ou a moça, elas fazem esse curso, arrumam um emprego e falam: ‘O que eu gostaria mesmo é ser um doutor. Eu fiz um curso técnico em veterinário, já tenho um emprego, mas eu quero ser um médico veterinário'”.

Em entrevista à TV Brasil, no último dia 9, Milton Ribeiro defendeu que o acesso às universidades deveriam “ser para poucos”. E sustentou que o principal investimento no setor deveria ser em institutos federais que disponibilizam a formação técnica.

Em polêmica mais recente, o ministro da Educação afirmou que há crianças com “um grau de deficiência que é impossível a convivência”. Na sequência, se desculpou e disse que foi “erro de expressão”.