A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

07/03/2019 09:15

A+ A-

Procon Estadual multa Energisa em mais de R$ 100 mil por lesar consumidores

Para o órgão a conduta da empresa distribuidora de energia elétrica tem caracterizado prestação irregular de serviços

Após detectar descumprimento a vários artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), entre os quais irregularidades nas cobranças efetuadas, prática abusiva e ofensa aos princípios fundamentais do sistema de proteção ao consumidor, o Procon emitiu 14 multas à Energisa, somente no mês de fevereiro.

Para o órgão a conduta da empresa distribuidora de energia elétrica tem, costumeiramente, rompido a boa fé e abusado da vulnerabilidade do consumidor o que caracteriza prestação irregular de serviços. No total foram 14 autos de infração sendo que as multas aplicadas somam R$ 101.393,00.

As infrações foram referentes aos artigos 4º (itens I e III), 6º (itens VI e X) 39º e 42º do CDC que tratam da harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com as necessidades de desenvolvimento de modo a viabilizar os princípios da ordem econômica sempre com base na boa fé e equilíbrio nas relações  consumidor/fornecedor.

Tratam, também das praticas abusivas, bem como da obrigatoriedade de ressarcimento em dobro do que for cobrado irregularmente. As notificações multas ocorreram no período de 12 a 25 de fevereiro, época em que as reclamações dos consumidores tiveram um aumento nunca registrado no Estado com contestações aos valores considerados abusivos cobrados pela distribuidora de energia.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024