A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

03/07/2019 19:16

A+ A-

Tereza Cristina anuncia fundo para modernizar setor de vinhos e espumantes

Ideia é que mercado nacional seja mais competitivo ante ao europeu


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou nesta quarta-feira (3) a criação de um fundo para ajudar a indústria de vinhos e espumantes a se modernizar e se tornar mais competitiva diante dos produtos do mercado europeu que começarão a chegar ao Brasil com benefícios fiscais.

A intenção do governo, de acordo com Tereza Cristina, é que o dinheiro seja aplicado, por exemplo, na renovação das plantações de uvas e na melhoria da área logística.

Segundo a ministra, os recursos que irão abastecer o fundo de modernização da indústria vinícola nacional virão do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre vinhos e espumantes.

A titular da Agricultura ressaltou que o governo ainda não decidiu se o fundo será criado por medida provisória ou projeto de lei.

Tereza Cristina anunciou a criação do fundo em uma entrevista coletiva concedida nesta quarta, na sede do Ministério da Agricultura, para falar sobre o acordo fechado na última sexta-feira (28) entre o Mercosul e a União Europeia.

"O IPI, em vez de ir para União, retornaria para o setor [de vinhos e espumantes", enfatizou a ministra. Ampliação do mercado Na entrevista coletiva, a ministra da Agricultura afirmou ainda que, na avaliação dela, o acordo entre Mercosul e União Europeia vai ampliar o mercado para os produtores nacionais de vinhos e espumantes.

"Tem um espaço de tempo suficiente para poder melhorar a competitividade. E tem o esforço interno para vinhos e espumantes. O setor vai ter ajuda para se modernizar", ponderou.

Pelos termos do acordo firmado com o bloco europeu, os vinhos e espumantes teriam uma redução gradativa de alíquota de importação até zerar a taxa em oito anos após a entrada em vigor do acordo.

No caso dos espumantes, o acordo prevê a manutenção das atuais taxas de importação por 12 anos. Durante esse período, só espumantes com custo superior a US$ 8 por litro teriam benefício de redução tarifária.

"Essa medida protege o espumante nacional, que está em uma faixa de valor mais baixa”, argumentou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Ribeiro, que participou da entrevista coletiva ao lado de Tereza Cristina.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024