PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA MAIO DE 2024
A+ A-

sábado, 04 de maio de 2024

Busca

sábado, 04 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

há 2 anos

A+ A-

TSE pede inquérito para investigar fake news de Bolsonaro sobre eleições

Presidente da República fez novas críticas ao sistema eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral pediu, nesta segunda-feira (2), que o Supremo Tribunal Federal abra inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro. O motivo são as notícias falsas e ataques ao sistema eleitoral brasileiro. 

Segundo o G1, primeiro a Corte Eleitoral aprovou a abertura de um inquérito administrativo sobre ataques à legitimidade das eleições. O objetivo é apurar casos de corrupção, fraudes, condutas vedadas pela Constituição, propaganda extemporânea, abuso de poder político e econômico na realização dos ataques. 

Sobre o presidente Bolsonaro, especificamente, o plenário do TSE aprovou, também por unanimidade, pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado no inquérito das fake news, que está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. 

A justificativa do TSE são os constantes ataques às urnas eletrônicas, segundo os ministros, sem quaisquer provas. Ainda segundo o G1, Bolsonaro tem essa conduta há dois anos e meio. A Corte citou a live feita na quinta-feira passada, onde o presidente admitiu não ter provas, apenas indícios de fraudes na contagem dos votos. 

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que ameaçar a realização de eleições é uma "conduta antidemocrática".

Ao apresentar seu apoio à proposta de inquérito administrativo, o ministro Alexandre de Moraes ressaltou que “com a democracia não se brinca, não se joga”.


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias