A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

In Memoriam

16/06/2022 09:40

A+ A-

Delinha será velada na Câmara Municipal com despedida aberta ao público

Dama do Rasqueado poderá ser homenageada pelos amantes e admiradores de um dos maiores nomes da música sul-mato-grossense

A lendária Delinha será velada na Câmara Municipal de Campo Grande, com possibilidade de ser homenageada por fãs e admiradores. A Casa de Leis abrirá as portas às 11h desta quinta-feira (16).

A Dama do Rasqueado faleceu nesta madrugada na própria casa, no bairro Amambaí, em Campo Grande. Ela enfrentava uma pneumonia e chegou a ser internada mês passado por mais de uma semana com crise respiratória. A lenda se foi aos 85 anos.

O velório será até às 16h, quando o corpo de Delinha será levado para o Cemitério Jardim da Paz, na saída de Sidrolândia, onde será sepultado.

A DAMA

Delinha nasceu Delanira Gonçalves Pompeo, no distrito de Vista Alegre, em Maracaju. O primo, José Pompeu, que depois veio a ser o marido, ''o Delinho'', nasceu no mesmo local. 

Os dois começaram a carreira artística na década de 50, diz o site Boa Música Ricardinho. Eles cantavam em programas de auditório e em festas. Aos poucos, o talento foi percebido pelo público e a carreira deslanchou. 

Já famosos, Délio e Delinha se mudaram para São Paulo, onde atuaram pela rádios Bandeirantes e Nove de Julho. Corajosos, os dois levaram a música do então estado de Mato Grosso Brasil afora. 

O primeiro disco da dupla, chamada de ''O Casal de Onças do Mato Grosso'' foi gravado em 1959. Os sucessos eram o rasqueado ''Malvada'' e ''Cidades Irmãs''. No ano seguinte, veio a gravação do rasqueado ''Prenda Querida'' e a Guarânia, ''Meu Cigarro''. 

Foram vários os discos gravados, até que o casal se divorciou após 25 anos de união. Em 1978, a dupla foi reatada e lançou o disco independente ''O Sol e a Lua'', um dos maiores sucessos da carreira deles. 

Em 1993, segue o site, o incentivo de antigos apoiadores e de uma nova geração de fãs, fez a dupla reaparecer em apresentações públicas. Em 2007, a dupla gravou o CD e DVD em homenagem aos 50 anos de carreira. 

Délio morreu de câncer no pulmão em 2010. Delinha seguiu então fazendo show solo. 

Do casamento entre Delio e Delinha, nasceu João Paulo Pompeu.  

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias