Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
In Memoriam

Morre Zé Guedes, figura histórica de Coxim

Fundador da Confraria do Piau, Guedes é uma das pessoas mais conhecidas no Norte de MS

08 maio 2021 - 12h48Por Vinícius Squinelo

O dia começou com uma triste notícia para a população coxinense: a morte de Zé Guedes, fundador da Confraria do Piau, em Coxim. José Guedes de Melo, de 84 anos, morreu no início da madrugada deste sábado (8), em Ponta Porã (MS), onde estava internado.

Segundo informações do site local Edição MS, o corpo será levado para Coxim. O velório está previsto para as 7 horas de domingo (9), na capela da Pax Coxim, e o enterro às 9 horas, no cemitério Central. Zé Guedes deixa a esposa Maria, filhos, netos e uma herança para a cultura coxinense: a Confraria do Piau.

Fundada na década de 90, na esquina da avenida Filinto Muller com a rua João Pessoa, a Confraria do Piau foi palco dos principais artistas sul-mato-grossense. Foi lá que a comunidade artística de Coxim se reuniu por muitas vezes para debater pautas importantes do setor. Os Tributos a Zacarias Mourão, filho ilustre de Coxim, sempre terminam com apresentações na Confraria do Piau.

A morte de Zé Guedes causa tristeza da comunidade artística. O produtor cultural, Paulo Carvalho, lamentou a perda nas redes sociais. “A Confraria do Piau foi um sonho coletivo que você comandou com maestria. Muito obrigado”, agradeceu. Em vídeo no Facebook, o professor de dança Marcelo Mariano definiu Zé Guedes como o pai da cultura de Coxim.

A classe política também tem usado as redes sociais para explanar a tristeza pela perda. O presidente do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul, Vladimir Ferreira, agradeceu por tudo que Zé Guedes fez pela cultura coxinense. “Uma grande perda”, definiu em postagem nas redes sociais. O prefeito Edilson Magro (DEM) também demonstrou tristeza pela morte de Zé Guedes e postou uma foto em seu status do WhatsApp.

Apesar de estar internado no sul do Estado, Zé Guedes continuava morando em Coxim. Ele tratava de um problema hepático, e como tinha tido Coronavírus (Covid-19), foi transferido para um hospital com menos risco de reinfecção.