Menu
terça, 28 de junho de 2022 Campo Grande/MS
Informe Publicitário

Cleusa Spínola: uma mulher a frente do seu tempo! (In memoriam)

A família informa que a missa de 7º dia será realizada no Santuário Nossa Senhora da Abadia

22 maio 2022 - 11h31Por Antônio Alves Corrêa
Cleusa Spínola: uma mulher a frente do seu tempo! (In memoriam)

No dia 19 de maio de 2022 - Dia de Santo Ivo (Padroeiro dos Advogados), deixou este plano a Dra. Cleusa Spínola. 

Nascida em Cuiabá-MT em 07/04/1937, primogênita de Acy Ruy Spínola e Maria José Spínola, formada em 1969 pela Faculdade de Direito de Cuiabá-MT, em um período da sua carreira, ocupou a Direção-Geral do TJMT. Em 1975, ingressou sob o n. 1.297 nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil - MT, tendo sido uma das mulheres pioneiras na época.

Em 1974, mudou-se para Campo Grande-MS com seus filhos, onde conciliava sua profissão com o magistério na FUCMT. Lecionava as disciplinas de Direito Civil e Processo Civil, chegando a exercer essa função utilizando-se de muletas, quando ainda se recuperava de um grave acidente que quase lhe ceifou a vida aos 35 anos.

Foi Procuradora do Estado de MT e, com a divisão do Estado e criação do MS, ingressou nos quadros da recém-criada Assembleia Legislativa, onde coordenou a Comissão responsável pela redação e revisão da Constituição Estadual/78 e, posteriormente, colaborou com a redação da Constituição Federal/88.

Após a aposentadoria naquela Casa de Leis, mudou-se para os Estados Unidos, onde morou com sua filha primogênita, e recebeu a cidadania americana.

De volta ao Brasil, foi atuante na Seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil, ocupando a Presidência da Comissão dos Direitos Humanos e da Comissão do Advogado Idoso e Pessoa Idosa.

Recebeu a comenda da Câmara Municipal de Campo Grande-MS em virtude de sua relevante contribuição na formação de diversos centros comunitários da Capital, além das Associações de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, dos portadores de Alzheimer, e das pessoas com deficiências.

Era conhecida por sua personalidade forte. Aguerrida, abraçava com afinco as causas que chegavam a ela. Era firme em seus propósitos, mas tratava a todos com carinho, o que pode ser constatado por aqueles que a conheceram, especialmente os servidores do Fórum de CG e da Assembleia Legislativa.

Hoje seu corpo descansou, mas seu espírito segue sua jornada maior, sabendo que sua memória estará sempre viva através de seu relevante legado humano e no coração de seus amigos e familiares que sempre a ouviam proferir os seguintes dizeres: "Na vida, aprendi que a vida, nenhum valor ela tem, se não for vida vivida em prol da vida de alguém!."

Deixou 3 filhos, Isis Spinola-Schwartz, Nawalle Spínola Coury e Odilon Spínola Coury (im memoriam); 10 netos: Carolina Spínola Alves Corrêa; Antônio Alves Corrêa; Isabella Spínola; Ruy Antônio Spínola; Camillo M. Coury; Fellipe Minervini; Anthony D. Schwartz; Jéssica Vianna Spínola; Julia Rose Spínola Schwartz; Dhara Viana Spínola; e 14 bisnetos.

A família informa que a missa de 7º dia será realizada no Santuário Nossa Senhora da Abadia, no dia 25 de maio, na Avenida Afonso Pena, 7120, às 19h.