A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Informe Publicitário

22/05/2022 11:31

A+ A-

Cleusa Spínola: uma mulher a frente do seu tempo! (In memoriam)

A família informa que a missa de 7º dia será realizada no Santuário Nossa Senhora da Abadia

No dia 19 de maio de 2022 - Dia de Santo Ivo (Padroeiro dos Advogados), deixou este plano a Dra. Cleusa Spínola. 

Nascida em Cuiabá-MT em 07/04/1937, primogênita de Acy Ruy Spínola e Maria José Spínola, formada em 1969 pela Faculdade de Direito de Cuiabá-MT, em um período da sua carreira, ocupou a Direção-Geral do TJMT. Em 1975, ingressou sob o n. 1.297 nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil - MT, tendo sido uma das mulheres pioneiras na época.

Em 1974, mudou-se para Campo Grande-MS com seus filhos, onde conciliava sua profissão com o magistério na FUCMT. Lecionava as disciplinas de Direito Civil e Processo Civil, chegando a exercer essa função utilizando-se de muletas, quando ainda se recuperava de um grave acidente que quase lhe ceifou a vida aos 35 anos.

Foi Procuradora do Estado de MT e, com a divisão do Estado e criação do MS, ingressou nos quadros da recém-criada Assembleia Legislativa, onde coordenou a Comissão responsável pela redação e revisão da Constituição Estadual/78 e, posteriormente, colaborou com a redação da Constituição Federal/88.

Após a aposentadoria naquela Casa de Leis, mudou-se para os Estados Unidos, onde morou com sua filha primogênita, e recebeu a cidadania americana.

De volta ao Brasil, foi atuante na Seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil, ocupando a Presidência da Comissão dos Direitos Humanos e da Comissão do Advogado Idoso e Pessoa Idosa.

Recebeu a comenda da Câmara Municipal de Campo Grande-MS em virtude de sua relevante contribuição na formação de diversos centros comunitários da Capital, além das Associações de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, dos portadores de Alzheimer, e das pessoas com deficiências.

Era conhecida por sua personalidade forte. Aguerrida, abraçava com afinco as causas que chegavam a ela. Era firme em seus propósitos, mas tratava a todos com carinho, o que pode ser constatado por aqueles que a conheceram, especialmente os servidores do Fórum de CG e da Assembleia Legislativa.

Hoje seu corpo descansou, mas seu espírito segue sua jornada maior, sabendo que sua memória estará sempre viva através de seu relevante legado humano e no coração de seus amigos e familiares que sempre a ouviam proferir os seguintes dizeres: "Na vida, aprendi que a vida, nenhum valor ela tem, se não for vida vivida em prol da vida de alguém!."

Deixou 3 filhos, Isis Spinola-Schwartz, Nawalle Spínola Coury e Odilon Spínola Coury (im memoriam); 10 netos: Carolina Spínola Alves Corrêa; Antônio Alves Corrêa; Isabella Spínola; Ruy Antônio Spínola; Camillo M. Coury; Fellipe Minervini; Anthony D. Schwartz; Jéssica Vianna Spínola; Julia Rose Spínola Schwartz; Dhara Viana Spínola; e 14 bisnetos.

A família informa que a missa de 7º dia será realizada no Santuário Nossa Senhora da Abadia, no dia 25 de maio, na Avenida Afonso Pena, 7120, às 19h.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias