A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

25/07/2020 15:39

A+ A-

Combate a incêndio no Pantanal ganha reforço de helicóptero da Marinha

Outras aeronaves das Forças Armadas chegaão no domingo e segunda-feira

O combate aos incêndios na região do Pantanal, perto de Corumbá, ganhou reforço neste sábado (25). Um helicóptero da Marinha do Brasil já se soma ao trabalho de outras forças na região. 

Trata-se de um Bambi Bucket, que pela manhã fez sobrevoos para identificar os focos dos incêndios. Já pela tarde passou a atuar nas operações em regiões definidas a partir dos levantamentos feitos anteriormente. 

O helicóptero está na região da Codrasa e APA Baía Negra, em Ladário, e ao norte da cidade, a 5 quilômetros pelo rio. As equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e do Ibama atuam no combate aos incêndios desde o surgimento dos primeiros focos.

Segundo Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a estratégia de ação foi definida a partir de conversas com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo. 

Mais reforços

Um helicóptero UH12 já está operando e, ainda segundo Jaime, ficou acertado que neste domingo haverá reforço de um helicóptero H60. Está prevista a utilização, a partir de segunda-feira (27), de uma aeronave C130, com capacidade para o transporte de 12 mil litros de água, e um helicóptero UH15, que estará baseado em Ladário.

Foram mobilizados para a ação de combate aos focos de incêndio no Pantanal bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. Três viaturas para o combate a incêndio foram deslocadas da Capital para Corumbá.

“No momento em que fizemos o Decreto o governo tinha a clareza da emergência desse assunto, e como não conseguimos fazer o combate individualmente era necessária uma articulação institucional, e o governador Reinaldo Azambuja imediatamente conseguiu agregar esse conjunto de instituições, coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Defesa, para que a gente pudesse fazer uma ação muito rápida”, disse Verruck.
Situação de emergência

A situação de emergência ambiental na área do Pantanal foi instituída pelo Decreto nº 080 em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira. Na mesma edição foi publicada Portaria nº 797, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) que suspende os efeitos das autorizações ambientais de queima controlada pelo mesmo período.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024