A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

há 4 semanas

A+ A-

Empreiteiro investigado por esquema de corrupção é preso escondido em fazenda de Corguinho

Gaeco apontou que alvo estava envolvido em uma organização criminosa atuante em fraudes de contratos públicos e licitações

O pecuarista e empreiteiro Julio Arantes Varoni, de 61 anos, foi preso durante a sexta-feira (29) após estar foragido e ser apontado em um esquema de corrupção na Operação Laços Ocultos, feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Ele estava com um mandado de prisão e foi encontrado escondido em uma fazenda na região do distrito de Taboco, em Corguinho.

A Polícia Militar é quem cumpriu o mandado de prisão que havia contra o investigado. Os militares receberam uma denúncia anônima, onde indicava que o empreiteiro estava escondido na companhia de familiares, mas havia a informação de que ele poderia fugir a qualquer momento, como nesta sexta.

Os policiais precisaram chegar a pé até a fazenda para não realizar nenhum alarde, muito menos serem vistos e provocar uma fuga do suspeito. Após a chegada no local, eles visualizaram uma caminhonete Toyota Hilux na garagem e ouviram vozes de outras pessoas.

Ao chegar na propriedade rural, abordaram Julio Varoni e mostraram o documento do mandado e efetuaram a prisão, acompanhado do filho do investigado, que se apresentou como advogado dele, e da esposa. Ele foi conduzido pelos policiais até a delegacia.

A Operação Laços Ocultos foi deflagrada em novembro do ano passado. Segundo o Ministério Público, foi apurado a existência de uma organização criminosa voltada para a prática de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, fraude em licitações e contratos públicos, e lavagem de dinheiro. Dentre os alvos estão dois vereadores, quatro secretários municipais, servidores públicos e empresários.

Segundo levantamentos, a organização criminosa atuava há anos fraudando licitações públicas que possuem como objeto a contratação de obras e serviços de engenharia no Município de Amambai e outros, principalmente por meio de empresas ligadas a familiares, com sócios até então ocultos. Nos últimos seis anos, os valores dos contratos obtidos pelo grupo criminoso ultrapassam R$ 78 milhões.
 
Perícias de engenharia, em obras vistoriadas presencialmente pelo corpo técnico, detectaram superfaturamento e inexecução parcial, assim como análise realizada por órgão técnico do Ministério Público identificou pagamento de propina das empresas integrantes do grupo criminoso em benefício de agentes políticos e servidores públicos municipais responsáveis pela fiscalização das obras.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024