Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Interior

Diretor nunca para e pais dão 'nota zero' para falta de transparência em escola rural de MS

Prefeitura sai em defesa de gestor e diz que 'saídas' são para reuniões

10 março 2019 - 18h10Por Thiago de Souza

A ''ausência frequente'' de um diretor da Escola Municipal Ada Moreira Barros, em Cipolândia, distrito de Aquidauana, tem incomodado pais e funcionários da unidade, que fica em zona rural. Outra crítica, feita por várias fontes, é a falta de prestação de contas de eventos feitos pela comunidade escolar.

Para os pais de alunos, o diretor da escola, cujo nome será preservado, mora em Aquidauana, e esse seria um dos motivos para sua ausência. Conforme reclamado, a saída constante gera prejuízos ao funcionamento da escola, já que nem todas as demandas podem ser resolvidas pela coordenadora pedagógica que fica no lugar dele.

''Ela mesma admite que não tem como resolver. Até nós, funcionários, ficamos sem saber o que vai fazer'', disse uma profissional que preferiu o anonimato.

A reclamação, segue a servidora, já teria sido denunciada em uma rádio de Anastácio e seria de conhecimento público na comunidade que fica a 70 km de Aquidauana.

''Ele [diretor] é uma boa pessoa, nos compreende, mas a ausência dele prejudica'', conta a trabalhadora. ''Muitas vezes não sabíamos o que fazer, fazíamos por nossa conta'', garante.  

A mulher acrescenta que o problema se estende à coordenadora, que também ''não para muito'' na escola.

''E quando a gente a procura, ela fala que só é da parte da pedagogia'', continua a denunciante.

Outra reclamação a respeito do diretor seria o fato dele ser indicação política de dois vereadores de Aquidauana. Isso ocorreu porque, conforme relatado ao site, a antiga diretora foi afastada por reclamações. Como o cargo ficou vago, teria sido necessário nomear um com urgência.

Sem transparência sobre arrecadação

A reclamação sobre transparência se dá em razão de eventos realizados para arrecadar fundos para a escola, mas a prestação de contas não veio.

''Tem um quadro na entrada da escola e lá deveria estar a prestação de contas, mas não está'', revela a funcionária.

 A mãe de um aluno, que também não quer aparecer, foi quem fez a primeira denúncia ao TopMídiaNews. Ela garante que no final do ano passado, nem diretor nem coordenadora estavam presentes no conselho de classe final.

''Só tinham três professores para avaliar as crianças que ficaram de recuperação'', critica a mãe. Ela aponta que, ano passado o índice de reprovação, foi alto na unidade.

Outra mãe de aluno procurada pelo site não quis entrar em detalhes, mas confirmou que o problema, que saiu na imprensa local, é verdade.

‘’Moço, não posso falar, mas o que saiu no Pantaneiro [jornal] é verdade’’, resumiu.

Outro lado

Em relação à ausência do diretor da Escola Municipal Ada Moreira Barros, no distrito de Cipolândia, a Secretaria Municipal de Educação de Aquidauana, informou que o órgão convoca os gestores, periodicamente, para reuniões coletivas ou individuais.

Também, os diretores são chamados para orientações e esclarecimentos sobre normativas e resoluções do Governo Federal sobre programas educacionais.

Ainda de acordo com a secretaria, o diretor pode sim delegar uma coordenadora para seu lugar "...desde que não interfiram no bom andamento das atividades...".

Sobre a falta de transparência, o órgão esclareceu que a prestação de contas de eventos da escola é de responsabilidade do diretor e da associação de pais e mestres, da qual fazem parte pais e mães de alunos.

O alto índice de reprovação da escola, diz a Semed, não procede e a ata dos resultados finais de 2018 mostra que os resultados estão dentro da normalidade.