Menu
sábado, 23 de outubro de 2021 Campo Grande/MS
Interior

PMA apreende caminhão com carga de madeira ilegal e autua serraria em R$ 2,4 mil

A apreensão aconteceu ontem em uma estrada no município de Aquidauana

04 julho 2021 - 16h52Por Nathalia Pelzl

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, de Aquidauana e Miranda, que realizavam fiscalização conjunta no Pantanal, encontraram um caminhão transportando madeira ilegalmente no município de Anastácio. 

Os policiais realizaram bloqueio em várias estradas e apreenderam um caminhão marca Volkswagen, carregado com 7,11 m³ de madeira serrada transportada ilegalmente. 

A apreensão aconteceu ontem (3) em uma estrada no município de Aquidauana.

Na abordagem do veículo, os Policiais verificaram que no documento de origem florestal (DOF) constava apenas 4 m³ de madeira, caracterizando excesso de 3,11 m³, quase o dobro, o que se caracteriza crime ambiental. 

Conforme a PMA, normalmente isso é feito, para sobrar volume de madeira em crédito no sistema do órgão ambiental e a possibilidade de se poder explorar madeira irregular com este crédito, bem como se pagar menos reposição florestal.

Além disso, os cortes da madeira eram diferentes do que estava no documento.

O proprietário da madeira e de uma serraria na cidade de Miranda, para onde seguia o produto, possuía a licença de corte da madeira.

Porém, devido à irregularidade no transporte, o veículo e a madeira foram apreendidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana. 

A empresa, com domicílio jurídico em Miranda, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 2.400,00 e o responsável responderá por crime ambiental.