Política

04/08/2019 14:34

Queda na avaliação de Bolsonaro nas redes sociais coincide com falas polêmicas, diz estudo

Uma delas foi questionar os dados que mostram aumento do desmatamento na Amazônia

04/08/2019 às 14:34 | Atualizado 04/08/2019 às 14:27 Thiago de Souza
Antônio Cruz - Agência Brasil

Monitoramento da startup Arquimedes apontou queda na avaliação do governo de Jair Bolsonaro, nas últimas semanas de julho. Essa piora coincide com o período onde o presidente polemizou fazendo críticas à jornalistas e à instituições. 

De acordo com divulgado pelo Estado de São Paulo, o Índice de Sentimento Arquimedes (ISA) mede diariamente o humor das manifestações a partir de publicações de perfis e páginas públicas no Twitter e no Facebook sobre o governo, variando de 0 a 100, onde 0 é totalmente negativo e 100 é totalmente positivo.

Ainda de acordo como texto publicado, o levantamento mostrou um início de julho positivo com 46 pontos. No período, o Planalto era impulsionado pela manifestação pró-governo de 30 de junho e acompanhava a tramitação e aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados.

Porém, na segunda metade do mês, houve baixa na avaliação, que chegou aos 35 pontos. A publicação destaca que esse é o menor índice desde a posse do Bolsonaro, em janeiro deste ano. Nesse período de piora na avaliação, Bolsonaro falou a jornalistas estrangeiros que a fome no Brasil seria uma mentira. Em outro momento fez críticas à jornalista Miriam Leitão, da TV, em relação ao passado dela como militante política. 

Outro ponto que gerou polêmica foi o fato do presidente duvidar de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, que apontava aumento no desmatamento da Amazônia. A sequência de polêmicas e as repercussões nos dias seguintes fizeram o ISA oscilar entre 35 e 38 pontos. 

Apesar da baixa na segunda quinzena de julho, o índice registrou uma leve recuperação positiva a partir do dia 29 de julho. A data bate com os ataques lançados por Bolsonaro contra o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Naquele dia, Bolsonaro afirmou falsamente que o pai de Santa Cruz havia sido morto por um grupo terrorista.