Política

31/10/2019 10:14

Parecer de Rose Modesto garante 30% dos recursos do esporte para atletas mulheres

A Comissão da Mulher aprovou o parecer que possibilita mais mulheres em pódios nas competições

31/10/2019 às 10:14 | Atualizado 31/10/2019 às 10:07 Rayani Santa Cruz
Divulgação Assessoria

Deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS) conseguiu o parecer favorável ao projeto de lei 4089/2019, para garantir que 30% dos recursos recebidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, da arrecadação das loterias federais, sejam aplicados no esporte feminino. 

Em discussão na quarta-feira (30), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher  (CMULHER ) aprovou o parecer por unanimidade.  

A deputada afirmou em seu relatório que pesquisa realizada em 2018 pela Sporting Intelligence aponta que atletas mulheres ganham até 40% menos que o mínimo recebido pelos homens.

“É preciso desconstruir estereótipos e promover a inserção igualitária de mulheres e homens na área do esporte. É preciso dar recursos e visibilidade às atletas mulheres e ao desporto feminino”, diz.

Modesto explicou que, em mapa da ONU, foi apontado que quanto menor o recurso financeiro, maior a diferença de participação esportiva por gênero. O projeto é a forma de o esporte feminino encontrar um apoio consistente que fortaleça as bases e faça a mulher brasileira ocupar cada vez mais um lugar no pódio.