A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

28/05/2021 15:46

A+ A-

A luz de velas: emergência hídrica pode levar a MS ficar sem energia

Apagões foram registrados nesta sexta-feira em alguns estados como Sergipe, Amapá e Mato Grosso do Sul

O baixo registro de chuvas neste ano em todo o país pode levar a alguns estados, incluindo Mato Grosso do Sul, a sofrerem apagões nos próximos dias e até semanas. Um alerta de emergência hídrica foi anunciado pelo SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) para o período entre os meses de junho a setembro.

Segundo o comunicado, o alerta "está associado à escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná, onde se concentra parte da produção agropecuária e de energia das grandes hidrelétricas".

O estudo apontou que o índice de chuvas na maior parte da bacia hidrográfica apresenta-se em quadro moderado a extremo, levando em consideração últimos 12 meses, além de uma análise mais profunda, como levantamento dos últimos quatro anos.

Assim, estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás poderão sofrer apagões e terem dificuldade para restabelecer suas energias. É a primeira vez que um alerta dessa magnitude é emitido nos últimos 111 anos.

O sistema identificou que a bacia do Paraná, que liga muitos estados, incluindo o sul-mato-grossense, vem sofrendo esse déficit de chuva por conta de dois fenômenos atmosféricos de grande escala, como o La Niña, que ficou de outubro do ano passado a março deste ano e a Oscilação Antártica, que prende a possibilidade de chuvas desde outubro.

"É primeira vez que o SNM emite um Alerta de Emergência Hídrica, o que reforça a importância das previsões meteorológicas na antecipação e na redução de riscos para a população.", diz o comunicado.

Apagões foram registrados nesta sexta-feira (28) em algumas estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo Renato Souza, repórter do Correio Braziliense, a energia caiu em Sergipe, Amapá e Mato Grosso do Sul.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024