A+ A-

terça, 30 de abril de 2024

Busca

terça, 30 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

23/08/2021 16:10

A+ A-

Mandetta debocha do uso de ivermectina para gado: "Não me diga"

Medicamento foi altamente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e caso resolutivo de agência americana faz ex-ministro debochar de situação

O ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta iniciou a segunda-feira (23) debochando da polêmica envolvendo o uso da ivermectina. Defendida pelo presidente Jair Bolsonaro para tratamento da covid-19, a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) ressaltou a importância do medicamento não ser usado contra a doença.

Nas suas redes sociais, Mandetta aproveitou para cutucar bolsonaristas que defendiam o uso do medicamento. "Para gado? Não me diga", disse o ex-ministro.

A aparição e o deboche feito nas redes sociais causou alvoroço nos comentários, aonde parte apoiava a medida e reforçava que o medicamento não é adequado, enquanto outros criticavam a atitude do ex-ministro e muitos diziam que tomou o medicamento e 'estão curados'.

A advertência da agência, expedida no último sábado (21), foi em virtude do crescimento de pessoas no estado do Mississípi que passaram a aderir o medicamento para tratar e evitar infecção do coronavírus. Um comunicado foi divulgado pelo Departamento de Saúde do estado, conforme detalhes da Folha de São Paulo.

Na região americana, mais de dois terços dos chamados recentes feitos ao centro de controle de intoxicações do estado se relacionaram à "ingestão de fórmulas de ivermectina para gado ou animais compradas em centros de suprimentos para gado", disse o Departamento de Saúde.

Dos que relataram a ingestão de ivermectina, 85% tiveram sintomas leves e uma pessoa foi instruída a buscar avaliação mais completa por causa da grande quantidade que teria tomado, detalhou o comunicado.

Segundo a FDA, a ivermectina pode ser para uso de seres humanos, mas contra vermes parasitas, mas que estudos apontaram que a eficácia do medicamento contra o coronavírus é reduzido e que a agência não o aprovou para o tratamento da doença.

Nas redes sociais, a FDA também foi enfática ao criticar a opção do uso do medicamento. "Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, vocês todos. Parem com isso", disse no Twitter.

A FDA disse que recebeu diversos relatos, incluindo alguns da Louisiana, de pessoas que "precisaram de apoio médico sendo hospitalizadas após se automedicarem com ivermectina destinada a cavalos".

"Tomar grandes doses dessa droga é perigoso e pode causar danos sérios", disse a FDA.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também