A+ A-

terça, 14 de maio de 2024

Busca

terça, 14 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Sucursal Pantanal

há 6 anos

A+ A-

Postos de vacinação de Corumbá recebem boa procura no Dia D contra a gripe

A meta é imunizar cerca de 30 mil pessoas até o dia 1º de junho

Pessoas com mais de 60 anos são a maioria nas doze unidades de saúde de Corumbá que funcionam neste sábado, 12 de maio, Dia D da Vacinação contra a gripe. Para este grupo prioritário, a imunização ainda não havia iniciado. Dona Sebastiana Souza, de 68 anos, não perdeu tempo e foi logo cedo buscar pela vacina. "Eu não descuido, todo ano sou vacinada e dificilmente pego gripe. É importante a gente se cuidar", afirmou. 

Em Corumbá, a meta é imunizar cerca de 30 mil pessoas até o dia 1º de junho, quando a campanha será encerrada. No Estado, 737.395 mil pessoas fazem parte do público-alvo, conforme a definição do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde espera vacinar ao menos 90% desse total, o que representa 663.656 mil pessoas.

O Ministério da Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

De acordo com o escalonamento da entrega da vacina, o início da campanha, em abril, foi para os profissionais de saúde, crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e professores. Agora, está sendo estendida para pessoas com mais de 60 anos.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedade científica); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e povos indígenas serão vacinados a partir do dia 21 de maio.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Breno de Medeiros, Gastão de Oliveira, Fernando Moutinho, Luiz Fragelli, Beira Rio, Nova Corumbá, Popular Velha, Padre Ernesto Sassida, Pedro Paulo II, Kadwéus, Humberto Pereira e Ênio Cunha. A campanha mobiliza cerca de 150 funcionários da Secretaria de Saúde e vai até às 16h, sem intervalo. 

Corumbá já vacinou mais de 43% do primeiro público-alvo da campanha. A vacinação prossegue até 1º de junho nas salas de vacinação que o Município mantém na cidade. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também