(67) 99826-0686
Gov - Agosto Lilas 09 a 24/08

Com pelo menos 10 flagrantes de cerol, Guarda Municipal faz alerta sobre riscos do material

A mistura de cola e vidro moído, oferece grandes riscos para ciclistas, motociclistas e pedestres, podendo resultar em vítimas fatais

23 JUL 2019
Da redação/Dourados News
16h15min
Foto: Divulgação/Guarda Municipal

Soltar pipa ou papagaio é uma das brincadeiras preferidas das crianças, principalmente entre os meses de julho e agosto, época de férias escolares e ventos mais fortes. Por outro lado, a brincadeira torna-se um risco quando aparecem as linhas com cerol ou a linha chilena.

Utilizado para cortar as linhas das pipas adversárias o cerol, mistura de cola e vidro moído, oferece grandes riscos para ciclistas, motociclistas e pedestres, podendo fazer vítimas fatais. Ainda mais perigosa, a linha chilena tem um poder de corte quatro vezes maior, que pode danificar até mesmo redes elétricas, o que aumenta a preocupação das autoridades.

Durante o mês de julho desse ano a Guarda Municipal de Dourados realizou cerca de 10 recolhimentos de material com cerol, e alerta para o risco e a responsabilidade dos pais para prevenir que as crianças utilizem os mesmos.

“De acordo com a Lei municipal (Nº 4.140, de 06/2017), o usuário pode pagar multa de meio salário mínimo, além de responder civil e criminalmente pelos danos físicos ou materiais que possam vir a acontecer. Caso o usuário seja menor de 18 anos, os pais ou responsável responderá pelos seus atos”.

A lei ainda estabelece punição para quem for pego comercializando qualquer um dos produtos, que poderá receber multa de meio salário mínimo ou até ter o seu alvará de localização e funcionamento cassado.

Até o momento não foram registradas vítimas, mas a Guarda Municipal reforça o alerta já que a tendência é de ventos mais fortes nos próximos dias, o que aumenta o número de pipas pelos bairros da cidade. A GM também pede o apoio da comunidade e se coloca à disposição para denúncias através dos números 199, 153 ou 3424-2309.

Veja também