A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Polícia

20/11/2018 08:06

A+ A-

Estuprador é inocentado por vítima usar calcinha fio-dental e gera onda de revolta

Advogada fez questão de segurar a peça íntima utilizada pela jovem de 17 anos durante ato de violência sexual

A advogada de defesa de um homem acusado de estupro utilizou um argumento que provocou uma série de protestos nas ruas da Irlanda. Elizabeth O’Connell defendeu a inocência do cliente alegando que a vítima estava utilizando uma calcinha fio-dental. Detalhe, a advogada fez questão de segurar a peça utilizada pela jovem de 17 anos durante a fala.

“Você precisa ver a forma com a garota estava vestida. Ela estava usando um fio-dental com um laço na frente”, justificou. Apesar de parecer um argumento do período medieval, o discurso de O’Connell colou e o rapaz de 27 anos foi inocentado das alegações de estupro.

Para a advogada a culpa foi da vítima de estupro. A situação provocou revolta e deu combustível ao debate sobre o machismo e a culpabilização da vítima. A prática, que não é exclusividade da Irlanda, é comum. Mulheres que sofrem algum tipo de violência são penalizadas por causa de seus corpos e de roupas.

“Esses mitos e estereótipos em cima do estupro são reproduzidos várias vezes em julgamentos, porque a defesa sempre alega que foi consensual. Então qualquer coisa que o advogado de defesa use para sugerir que foi consensual, ele foi consensual. Então qualquer coisa que o advogado de defesa use para sugerir que foi consensual, ele fará”, explicou ao Independent Noeline Blackwell, chefe do Centro de Crise de Estupro.

Os protestos nas ruas ganharam peso com a criação nas redes sociais da hashtag #ThisIsNotConsent (Isso não é consentimento, em tradução livre).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024