PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA MAIO DE 2024
A+ A-

domingo, 05 de maio de 2024

Busca

domingo, 05 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Lei Seca

há 3 meses

A+ A-

Lei Seca: acidentes de trânsitos causados pelo álcool caem 47% em janeiro

O número é 47% menor quando comparado ao mesmo período de 2023

Durante este mês de janeiro, 12 acidentes de trânsitos ocorreram devido à embriaguez. O número é 47% menor quando comparado ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 23 sinistros envolvendo condutores embriagados.

Os dados são do BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), durante a Operação Lei Seca em parceria com o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul).

Até o momento, 13 motoristas sopraram o bafômetro e 63 se recusaram. No ano passado, 28 condutores realizaram o teste do etilômetro apontando resultado positivo e 40 pessoas recusaram-se a ser submetidas ao teste.

O resultado representa um aumento expressivo de 46% de recusas ao bafômetro, enquanto o número de testes realizados caiu pela metade. O teste do etilômetro é fundamental para detectar a presença e medir a concentração de bebidas alcoólicas no organismo do motorista.

Segundo o BPMTran, a maioria dos condutores se recusam a serem submetidos ao teste, acreditando ser a melhor opção quando se depara com uma operação bloqueio. No entanto, polícia explica que a conduta também é considerada uma infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir.

O BPMTran iniciou a Operação Lei Seca em parceria com o Detran/MS no último dia 25. Nos três primeiros dias da Operação Lei seca, 905 veículos foram abordados, 213 Autos de Infração de Trânsito lavrados, 115 pessoas foram autuadas por recusar-se a serem submetidas ao teste do etilômetro, 25 veículos foram removidos e duas pessoas foram presas por conduzir veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool e encaminhadas para a delegacia de polícia.

O comandante do BPMTran, o Tenente Coronel da Polícia Militar Carlos Augusto Pereira Regalo, afirmou que a Operação Lei Seca está sendo desenvolvida em pontos distintos da cidade para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, promover a segurança nas vias públicas e proteger vidas. Ele ressalta que a fiscalização será intensificada no carnaval e que a operação, não tem previsão de encerramento.

A Lei n.º 11.705/08, popularmente conhecida como Lei Seca, foi sancionada para alterar o Código de Trânsito Brasileiro e estabelecer um teor alcoólico necessário para a caracterização de crime, tendo como objetivo a redução dos acidentes de trânsito cometidos por motoristas alcoolizados, bem como a proibição de qualquer consumo de álcool na direção de veículo automotor.

Dirigir sob influência de álcool é infração gravíssima. Se o condutor for flagrado embriagado na direção do veículo, será autuado e terá o direito de dirigir suspenso por até 12 meses. Dependendo do teor alcoólico encontrado no ar alveolar, o condutor poderá ser preso e encaminhado para a delegacia de polícia com base no art. 306 do CTB.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias